Você sabe dizer que dia é hoje? Não? Hoje, quinze de março, comemora-se o Dia da Escola. E para homenagear essa instituição milenar elaborei para mim mesmo as seguintes perguntas: Qual a importância da escola na minha vida? Qual o papel da Escola na sociedade atual? Quantas mudanças têm sido processadas por essa instituição? Será que a Escola está cumprindo com o seu papel? 

Mas na medida em que eu ia respondendo para mim mesmo essas perguntas, surgiu a ideia de ouvir outras vozes – para que o artigo não fosse apenas a minha opinião sobre o assunto – e aí eu compartilhei duas dessas perguntas para os meus colegas professores, os alunos, a merendeira e a gestora, de uma das escolas da qual eu trabalho atualmente. 

Para o professor Amarildo Nunes de Oliveira, “A escola deve cumprir socialmente a função de tornar o cidadão atuante, consciente do seu papel na sociedade. A escola, historicamente, é o lugar, por excelência, da mediação do conhecimento tanto sistemático como científico, possibilitando ao cidadão o acesso a esses conhecimentos”.  

Quanto ao papel da Escola na sociedade atual, continua o professor Amarildo,Eu creio que a importância da educação na minha vida se reflete nos mais diferentes âmbitos, na capacidade de me relacionar, interpretar informações, lidar com minhas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional. É muito mais do que um caminho para que eu conquiste bons empregos e salários mais altos. A busca pelo conhecimento é fundamental para o meu desenvolvimento como ser humano”. 

Para a manipuladora de alimentos Maria Gorete de Castro Cavalcante, “A escola é de fundamental importância porque é nela que eu aprendo a conviver com o outro que é diferente de mim. Assim como a família, a escola serve de ensino para mim, principalmente para as crianças e adolescentes. A escola é um local de felicidade! Por isso eu tenho o maior prazer de toda manhã está ali na escola, para servir. Na escola, assim como eu aprendo todos os dias, eu também posso ensinar o pouco que conheço. É através da escola que a maioria das pessoas buscam conhecimento para se socializar e interagir na sociedade. Eu vejo que a escola é hoje um centro de apoio para muitas crianças e adolescentes”.  

Para Socorro Nepomuceno, professora do Ensino Fundamental, atuando há 21 anos como gestora escolar na rede pública municipal, “A escola tem uma importância vital em minha vida. Através dela, exerço minhas habilidades sociais e contribuo para a construção de valores básicos, essenciais para a vida. Muito além das áreas científicas, que produzem conhecimento, a função da escola deveria ser, formar cidadãos autônomos, conscientes e responsáveis”. 

Por fim, com a palavra o aluno Lukas Gabriel de Souza Ferreira: “A escola é importante para mim porque é nela que eu aprendo os conceitos fundamentais da vida e aprendo a conviver com o outro que é diferente de mim. A importância da escola na sociedade atual é que ela deve nos preparar para o mercado de trabalho, para entrar numa faculdade”.  

Já para a aluna Samia Vitória da Silva Ribeiro, “A escola é importante na minha vida porque é na escola que eu aprendo as matérias necessárias para a minha formação e ela é importante na sociedade atual porque sem estudo não chegamos a lugar nenhum, ou seja, a escola nos preparar para o mercado de trabalho, para a vida em geral”. 

A partir desses depoimentos, fica claro, portanto, que a Escola possui papel fundamental na sociedade atual, principalmente na formação de pessoas críticas e conscientes do seu papel no mundo; na socialização e democratização do conhecimento; na preparação para o mundo do trabalho; para enfrentar os desafios da vida adulta e do que fazer após a escola; para a convivência pacífica e respeitosa entre todos. Por fim, repensar o papel da Escola na sociedade atual é uma tarefa para todos! 

 

Luís Lemos é filósofo, professor universitário e escritor, autor, entre outras obras, de Filhos da Quarentena: A esperança de viver novamente, Editora Viseu, 2021.  

Para comprar os livros do professor Luís Lemos acesse o link https://www.eviseu.com/pt/livros/2508/filhos-da-quarentena/ ou entrando em contato diretamente com o autor (92) 988236521  

Para segui-lo, inscreva-se no seu canal no youtuber https://www.youtube.com/channel/UC94twozt0uRyw9o63PUpJHg 

Artigo anteriorPrograma Justiça Itinerante atende o público na área de estacionamento da Vila Olímpica até o dia 1.º de abril
Próximo artigoMinistério concede a Bolsonaro Medalha do Mérito Indigenista