Pesquisas apontam que à humildade é a virtude que mais chama atenção numa pessoa, seguida da sinceridade, benevolência, respeito, paciência. Principalmente entre a população mais jovem. E isso é muito bom, significa que a geração futura será menos arrogante do que a atual.

No entanto, resta saber se essa humildade é sincera. A humildade é a virtude daqueles que reconhecem suas próprias limitações e fraquezas, tudo o que jovem de hoje não aprecia. Como entender, então, à humildade como virtude principal da juventude de hoje?

Naturalmente não temos respostas para essa pergunta, mas pensamos que a sociedade atual não aprecia gente arrogante. Quem quer parecer melhor que os outros consegue exatamente o contrário do que deseja. As pessoas começam a vê-lo como alguém inferior que se apoia nas aparências porque não tem uma boa opinião a respeito de si mesmo, nem dos outros.

Quem é humilde de verdade, não se projeta sobre as outras pessoas, nem mostra ser superior a elas. Tem amor próprio. Não é egoísta. Presunçoso. Nem vive de aparências. Reconhece suas próprias limitações, e quer sempre o bem do outro. O homem humilde nunca diz que é humilde, suas atitudes falam por si.

Na Philosophia, Sócrates é considerado à personificação da humildade. Sendo o homem mais sábio da Grécia Antiga, ele dizia: “Só sei que nada sei”. Desde então à humildade passou a ser à característica principal dos filósofos. O homem inteligente é aquele que reconhece os limites de sua própria ignorância.

Atenção: ser humilde não significa aceitar ser pisado pelos outros. Geralmente quem se comporta assim é porque sofreu algum trauma no passado, viveu alguma experiência negativa, e não tem forças, condições emocionais ou psicológicas, para reagir. Enfim, perdeu o amor próprio!

Segundo Márcio Mendes (2014), no seu livro “Como se dar bem com quem você quer bem”, a humildade é o segredo das mudanças. Ela tem o poder de transformar misérias em graças, derrotas em vitórias. Ela não exige que você se rebaixe, mas que abra o seu coração e acredite mais uma vez no bem e no amor.

Por fim, e não menos importante, ser humilde significa ter coragem de não fechar o coração para ninguém, para o amor, para à vida. De não pagar o mal com o mal. Ser verdadeiro, paciente, ético. Talvez seja por isso que os jovens de hoje se identificam tanto com quem é humilde. Sejamos inteligentes, sejamos filósofos, sejamos humildes!

Luís Lemos

Filósofo, professor universitário e escritor, autor do livro: “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas”.
Instagram: @professorluislemos
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC94twozt0uRyw9o63PUpJHg

Artigo anteriorFVS registra 421 novos casos da Covid-19 no Amazonas
Próximo artigoGoverno do Amazonas fortalece atuação do Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos