A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) iniciou o cadastro dos servidores e seus dependentes interessados em realizar os exames e consultas médicas necessárias à prevenção e tratamento das doenças de câncer de mama, colo de útero e de próstata. As atividades fazem parte da programação da 10ª edição da Semana da Saúde, evento realizado anualmente pela Casa, e tem como objetivo promover as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate, conscientização e prevenção ao câncer de mama e de próstata, respectivamente.

O diretor de saúde, Arnoldo Andrade, falou que a Assembleia Legislativa cumpre seu papel de promover debates, elaborar projetos e aprovar leis; mas também segue atenta à saúde dos seus servidores e entende a importância da prevenção. “Atentos àquela máxima de que é melhor prevenir do que remediar, estamos, há mais de um ano, aderindo às campanhas do Outubro Rosa, voltada para as mulheres, e do Novembro Azul, para os homens”, destacou o diretor.

Arnoldo Andrade pediu que os servidores e seus dependentes, não se apoiem na desculpa de que “não tem tempo para cuidar da saúde”, pois, segundo o médico, quem não tem tempo para cuidar da saúde “terá todo o tempo para cuidar da doença”. Esse é o grande desafio da Diretoria de Saúde: conscientizar e mudar o comportamento dos servidores no sentido de estarem atentos à saúde. “O presidente Josué Neto (PSD), nos dá todo o apoio e condições para que possamos cuidar cada vez melhor da nossa equipe de servidores”, disse.

As inscrições dos interessados iniciaram no último dia 15 de agosto e seguem até o fim do mês de setembro. Estão incluídas as consultas ambulatoriais com ginecologista e exames de ultrassom de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia tireoide e o Papanicolau (Preventivo). Os exames e consultas serão realizados no período de 14 a 18/10/2019, nas dependências do Centro Médico Carlos Avelino, com dias e horários previamente agendados.

Os servidores do sexo masculino que participarem do Novembro Azul realizarão as consultas ambulatoriais com médico urologista, exames de ultrassom de próstata, abdômen total e PSA (Prostate Specific Antigens), no período de 4 a 8/11/2019, também no Centro Médico Carlos Avelino. Outras informações podem ser adquiridas no Centro Médico da Aleam ou pelos telefones 3183-4574 ou 3183-4504.

Expectativa

A expectativa da Diretoria de Saúde é de, no mínimo, alcançar o número de servidores que participaram no ano de 2018. Naquele ano, a campanha Outubro Rosa atendeu 67 mulheres, que realizaram os exames e consultas ambulatoriais. Em relação à campanha Novembro Azul, foram atendidos 76 homens. Desses, dez apresentaram algum tipo de alteração nos resultados dos exames e foram encaminhados para biópsia ou tratamentos.

Artigo anteriorCorrida Tvlar abre inscrições para sua segunda edição
Próximo artigoShopping recebe feirão de veículos, a partir deste domingo