Professores, pedagogos e gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na tarde da quarta-feira, 2/12, da abertura da VI Socialização de Práticas Formativas 2020, com o tema “Tempos, espaços e criatividade: novas aprendizagens no processo de aprender e ensinar”. Devido à pandemia da Covid-19, o evento, realizado desde 2015 pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), segue de forma remota, até a próxima sexta-feira, 4/12, com transmissão pelo canal Educacional Manaus (https://www.youtube.com/watch?v=g43cSUDIlnY).

O evento tem o objetivo de socializar, práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de ensino remoto que se relacionam com os processos formativos da DDPM. O que refle sobre as possibilidades de inovação nos processos de ensino, aprendizagem e de formação continuada dos profissionais da educação da Prefeitura de Manaus.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt também participou da abertura do evento, falou sobre a importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem e agradeceu ao trabalho realizado pela equipe da DDPM.

“Muitas pessoas achavam que talvez as tecnologias pudessem substituir a figura do professor. Há uma incompreensão sobre o que significa informação, que é diferente de conhecimento. Conhecimento é a informação trabalhada que causa transformações. Essa caminhada o aluno jamais conseguiria fazer sozinho, ele sempre vai precisar de um guia nesse processo e esse catalisador é o professor, que não se torna insubstituível, mas sim, o grande promotor de um ambiente de aprendizagem que, este ano, extrapolou os muros das escolas. Aproveito para agradecer a chefe da DDPM, Rita Esther Luna, a gerente de Formação Continuada, Rosane Xavier, a de Tecnologia Educacional, Aldemira Câmara e, especialmente, aos professores formadores”.

A programação é uma das ações que compõem o Programa de Formação Permanente dos Profissionais da Educação da DDPM que, conforme o Decreto nº. 2.682, de 26 de dezembro de 2013, em seu Art. 39, inciso I diz que à DDPM compete: elaborar, implementar, coordenar e avaliar a Política de Educação Continuada do Magistério Municipal; desenvolver pesquisas, promover e divulgar a produção científica dos profissionais da educação municipal; definir linhas de ação pedagógica para realização de eventos como seminários, simpósios e fóruns realizados no âmbito da secretaria.

“Este ano, ao abordamos o tema da socialização, queremos dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por professores, pedagogos, e diretores das escolas da Semed Manaus, que se agigantaram frente a uma pandemia. É importantíssimo percebemos, o quanto temos aprendido e o quanto temos ainda a aprender. Por isso, a programação iniciada hoje está repleta de trabalhos que poderão nos inspirar e nos ajudar a sermos pessoas e profissionais cada vez melhores”, explica a chefe da DDPM, Rita Esther Luna.

Uma das coordenadoras da programação, Sônia Claudia da Rocha Fonseca, formadora do Programa de Tutoria Educacional da DDPM, destacou a abertura, mas principalmente os trabalhos pedagógicos que serão apresentados durante todo o encontro.

“Minha expectativa é que possamos mostrar para o público, o trabalho dedicado e competente das professoras e professores da rede municipal de Manaus, assim como evidenciar o trabalho desenvolvido na formação continuada.  A DDPM tem se dedicado na construção de um programa permanente e sólido de formação de professores no município. Sendo assim, desejamos que o evento cumpra seu papel de socializar e divulgar os conhecimentos e experiências que temos construído como educadores”, conclui.

A formadora de língua inglesa do DDPM e mediadora de dois momentos da abertura, Andreza Cristiane do Lago Dantas, afirmou que os temas são relevantes para os educadores e participantes da socialização.

“O tema do evento trouxe uma reflexão sobre as novas aprendizagens que compõem o processo de formação docente, como por exemplo, o desenvolvimento das competências digitais que está sendo bastante requisitado no nosso momento pandêmico. Já a roda de conversa, além de situar os participantes a respeito do formato e programação do evento este ano também contextualizou a importância da Socialização de Práticas Formativas no processo de formação continuada docente”, finaliza.

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