A votação de segundo turno para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 57 cidades, entre 18 capitais do país se encerrou às 17h (horário local) deste domingo (29/11).

Os boletins de urna das eleições municipais de 2020 começarão a ser emitidos logo após o fechamento das urnas. A partir das 17h, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

Nas eleições deste ano, a totalização dos votos será concentrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não mais nos tribunais regionais, como no pleitos anteriores. Trata-se de um avanço na tecnologia de apuração.

Problema em um supercomputador

No primeiro turno, realizado em 15 de novembro, a falha em um supercomputador do TSE provocou lentidão na totalização e na divulgação dos votos.

De acordo com o presidente da Justiça Eleitoral, Luís Roberto Barroso, a máquina não passou por todos os testes de desempenho necessários em razão da pandemia do coronavírus.

Na semana passada, conforme revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, relatórios internos do TSE apontam que a Corte foi alertada sobre possíveis problemas no sistema de tecnologia da informação e para a falta de testes no sistema de totalização dos votos.

Dez problemas no desenvolvimento e manutenção de softwares da Justiça Eleitoral foram listados por uma auditoria da Secretaria de Controle Interno do tribunal.

Candidatos e eleitores no 2º turno

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o número de candidatos, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, no segundo turno, somam 114.

No total, o pleito deste ano teve 557.394 candidatos – número –, dos quais 96,65% foram declarados aptos. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorDeputado Edmilson Rodrigues, do PSOL, é eleito prefeito de Belém com 51,56% dos votos
Próximo artigoSC: Motorista erra marcha e vai parar em cima do telhado de casa