Nesta quinta-feira (16) durante Assembleia Geral realizada na Aldeia Umirituba, 54 lideranças indígenas do povo Sateré-Mawé elegeram com 34 votos o Tuxaua Valmor Miquiles, 34 anos, que vai substituir o Tuxaua Amado Menezes que faleceu em decorrência da Covid-19 em outubro de 2020.

O evento foi organizado pelo Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), e contou com a participação de órgãos governamentais como Prefeitura de Barreirinha, Fundação Nacional do Índio (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e Fundação Estadual do Índio (FEI).

O prefeito de Barreirinha em exercício, Ridson Barbosa, acompanhado de seu secretariado, esteve participando do evento e enfatiza a importância da escolha do novo Tuxaua Geral. “A maior parte da nação Sateré-Mawé está no território do município de Barreirinha, já fizemos muitos investimentos aqui e viemos hoje reforçar o nosso compromisso com esse povo. Espero que nossa parceria continue firme com o novo Tuxaua Geral, FEI, Dsei e Funai, porque quem ganha com isso somos todos nós”, disse Barbosa.

Agora eleito Cacique, o jovem Valmor Miquiles da Aldeia Umirituba, fala da responsabilidade em representar o seu povo. “A partir de agora eu assumo a responsabilidade pelo povo Sateré-Mawé, tudo que acontecer daqui pra frente vai passar por mim. Quero dizer que meu povo pode confiar no meu trabalho, principalmente, os tuxauas, porque nós precisamos de união, eu sozinho não sou nada, preciso do apoio de todos, isso é muito importante”, ressalta o Tuxaua Geral.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus orienta idosos de 70 anos ou mais para a importância da dose de reforço contra a Covid-19
Próximo artigoSP: Roger Abdelmassih é internado com complicações cardíacas