O governador Wilson Lima e o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, estiveram nesta sexta-feira (20/11), em Brasília, reunidos com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O fortalecimento  da estrutura da rede de saúde do Amazonas para o enfrentamento à Covid-19 esteve entre os temas da pauta do encontro.

Após o envio recente de equipamentos para abertura de novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, Pazuello assumiu o compromisso de ajudar o Governo do Amazonas na montagem de estrutura hospitalar de retaguarda para o tratamento de pacientes com sequelas da doença.

“São pacientes em fase de recuperação que  necessitam de fisioterapia, que dependem de alguma forma do suporte da saúde pública”, explicou o governador.

O Ministério da Saúde já tem dado suporte no Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19 no período sazonal das doenças respiratórias, que ocorre entre novembro e junho, quando são esperados aumentos dos casos de Covid-19.

Recentemente, o Amazonas recebeu 60 respiradores,  parte deles usados  para 30 leitos novos de UTI no Hospital de Referência Delphina Aziz e 10 em outras unidades.

Cardiologia

Pazuello se comprometeu ajudar o Estado do com suporte à estrutura de tratamento cardiovascular do Hospital Francisca Mendes.

“O ministro reafirmou apoio ao Governo do Amazonas em relação à estrutura para a Covid com equipamentos, medicamentos e insumos”, disse o secretário, que também está em tratativas com o Ministério da Saúde para tratamento mais eficiente da malária.

O Amazonas será pioneiro no uso da medicação já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também efetuou o registro da Tafenoquina, desenvolvido com a participação de pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). 

A medicação reduz a duração do tratamento da malária de sete dias (tratamento convencional) para um dia.

Artigo anteriorAssembleia Legislativa participa do combate ao racismo com Projetos de Lei sobre o tema
Próximo artigoCAMPEONATO DA ESTUPIDEZ – Felix Valois