Em mais uma ação pioneira na área de segurança pública, a Prefeitura de Coari em parceria com o Governo do Amazonas realizou no último sábado, 28, a formatura de 117 guardas civis municipais no I Curso de Aperfeiçoamento e Habilitação para o uso de arma de fogo da Guarda Civil Municipal de Coari – GCM. A capacitação foi promovida entre os dias 3 e 28 deste mês sob coordenação do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública – IESP/SSP-AM.

Durante o curso, os guardas civis municipais de Coari participaram de aulas sobre Legislação e Doutrina da GCM, Legislação de Trânsito, Noções Criminalísticas, Primeiros Socorros, Busca e Resgate na Selva, Brigada de Incêndio, Técnicas de Abordagem e Controle e Distúrbios Civis. Agora os profissionais passarão pela terceira fase do processo para a realização do Curso de Armamento, Tiro e Munições, que é a avaliação psicológica, prevista para acontecer neste próximo mês.

A Guarda Civil Municipal de Coari foi criada em 1994, e desde então vem passando por diversas ações de estruturas e filosofias de trabalho. Os principais avanços começaram na gestão do ex-prefeito Adail Pinheiro (2004/2008), quando ocorreu o primeiro concurso público para guardas civis municipais em 2005 e a efetivação de 154 GCMs em 2006.

As conquistas continuaram na atual administração municipal com a elaboração, em 2019, de um Projeto de Lei – PL que tinha como objetivo regulamentar a instituição Guarda Civil Municipal. O PL foi encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal em julho deste ano e sancionado no mês seguinte pelo Poder Executivo. Tal feito tornou a GCM de Coari a primeira e a única GCM regulamentada no Estado do Amazonas.

A regulamentação representou um grande salto rumo à novos horizontes, possibilitando, dentre outras coisas, a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Prefeitura Municipal de Coari, com o objetivo de alinhar as ações para que a Guarda Civil Municipal do município pudesse receber a autorização para realizar o tão sonhado Curso de Armamento, Tiro e Munições. Esse treinamento está previsto para acontecer entre janeiro e março de 2021.

Uma GCM treinada, armada e equipada proporcionará ações de segurança pública mais eficientes, que em Coari vem se somar as Polícias Militar e Civil no combate à criminalidade no município. A Guarda Civil Municipal de Coari conta atualmente com 130 profissionais.

Artigo anteriorCasa Militar do Amazonas repudia fake news sobre prisão de coronel Fabiano Bó
Próximo artigoIdosa sofre infarto após ser acusada de furtar chinelo em atacadão do DF