O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, lançaram nesta terça-feira, 4/6, o agendamento eletrônico de serviços executados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que substituirá o agendamento telefônico para castração de animais.

O lançamento foi feito durante visita técnica do prefeito às obras de revitalização da sede do CCZ, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste. Além do Chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, Primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elizabeth Valeiko; também esteve presente a deputada estadual e atual líder do governo, Joana Darc – Protetora dos animais.

“Estamos fazendo a reforma e a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses. E estou agradecido à deputada Joana Darc, que destinou emenda para essa obra, que terá que estar pronta em 150 dias, a partir de seu início”, afirmou o prefeito.

“Todas essas melhorias são frutos das minhas indicações (n° 415/2017 e 396/2017) ao executivo quando eu ainda era vereadora e continuei cobrando enquanto deputada da nossa causa”, afirmou a deputada.

Deputada estadual Joana Darc

Denominado CCZ Cidadão, o novo sistema elaborado pela equipe de Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, do Departamento de tecnologia da Informação (DTI), vai atender a população em geral e as Organizações Não Governamentais (ONGs), permitindo o agendamento eletrônico de solicitações de castração de cães e gatos e também na obtenção de certificado do registro de animais, transferência de registro e outros serviços relacionados ao controle de zoonoses.

O acesso do Sistema CCZ Cidadão será feito por meio do endereço eletrônico: http://ccz.manaus.am.gov.br, disponibilizado pela Semsa. Não é necessário realizar download.

Como funcionará:

Acessando o sistema a pessoa interessada poderá fazer o cadastro e em seguida acessar, acessar o CCZ cidadão para realizar o agendamento da castração de cães e gatos. Esse cadastro requer: nome completo, CPF endereço,  e-mail e número de telefone celular, do tutor do animal. É necessário acessar o e-mail informado e confirmar ativação do cadastro, através do link enviado após cadastro.

O Sistema apresentará agenda mensal de vagas disponíveis para os serviços de castração. Vale destacar que, além da sede do CCZ, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mantém duas unidades móveis de castração de cães e gatos – localizadas no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Zona Leste.

Início das Obras do Centro de Controle de Zoonoses. Foto: Rebekah Fontes/Fato Amazônico

Revitalização

O prefeito anunciou o início da obra de revitalização da sede do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), com previsão de 150 dias para finalizar.O novo prédio terá 1.062,25m² e contará com um total de 50 ambientes, espaço do Centro Cirúrgico de castração ampliado e reforma completa da rede elétrica e hidráulica.

[foogallery id=”283277″]

Serviços

Além do serviço de castração, o CCZ oferta serviços como: esterilização cirúrgica de cães e gatos; registro e identificação eletrônica de cães e gatos; fiscalização de procedimentos pós-cirúrgicos; visitas/fiscalização zoosanitárias; prevenção da raiva humana; entre outros.

Artigo anteriorPolícia aceita adiar depoimento de Neymar no Rio de Janeiro
Próximo artigoPrefeito do município de Barreirinha faz visita de cortesia à Câmara Municipal de Manaus