O Fato Amazônico recebeu em seu escritório, o mais novo parceiro do site, o médico Luiz Reis. Com a coluna semanal “Fala doutor!”, ele participará juntamente com os colunistas do site Alípio Filho, Cleomir Santos (Click Cidade) e Felix Valois. Todos agregando conhecimento ao leitor do Fato Amazônico!

Dr Luiz com sua esposa Mayara e sua filha Luma.

Natural de Rondônia, Luiz Reis adotou o Amazonas como morada há mais de 20 anos, onde também constituiu sua família. Graduado em Medicina em 2011, é médico especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia oftalmológica, uveítes, retina e vítreo. Já foi professor da Universidade Federal do Amazonas, Secretário de Saúde no interior do Amazonas e atualmente cursa Direito, onde pretende ingressar na magistratura. Em sua coluna semanal, pretende abordar assuntos de saúde, políticas públicas, esportes, entre outras coisas e a partir de setembro deste ano, também terá participação em um programa de rádio.

Durante conversa na sede do Fato Amazônico, fizemos algumas perguntas para que o leitor possa o conhecer. Confira aqui:

  • O que o leitor do Fato Amazônico pode esperar dos conteúdos da sua coluna?

O Fato Amazônico é atualmente o veículo de comunicação de maior credibilidade no Amazonas. E esse sentimento é transmitido ao seu leitor através da qualidade e veracidade das notícias publicadas. O leitor em primeiro lugar, sempre. Será uma honra fazer parte dessa equipe e iniciar minha trajetória no Fato Amazônico. Eu como médico oftalmologista creio que a nova coluna vem como um projeto desafiador, onde estarei levando informações em primeira mão e ajudando o leitor a entender o vasto mundo da saúde como um todo, bem como as políticas públicas voltadas para tal, por meio de entrevistas com personalidades locais diversas, notas, comentários adicionais, análises e vídeos, utilizando todos os importantes recursos que a internet nos oferece e minhas redes sociais para divulgar o nosso trabalho (@luizreisam). Todo esse trabalho será feito com uma linguagem simples e de fácil acesso, muito bom humor, carinho e respeito a todos. Estaremos unindo a persistência na busca pela inovação à evolução da qualidade das informações.

  • Durante nossa conversa, você se disse amante e praticante de esportes. Qual a relação entre saúde e esporte, e como você pretende desenvolver esses assuntos no “Fala doutor”?

A busca incessante por uma vida saudável deve estar atrelada à prática da atividade física, seja ela qual for. Falar que o esporte é saúde e que o esporte é vida não é clichê, é necessário, é realidade. O esporte muda nossa perspectiva de vida. O esporte proporciona benefícios para nosso corpo e mente. O esporte previne doenças. Tenho acompanhado ainda quem faz do esporte sua fonte de renda, quem leva o alimento para sua casa através de uma guerra diária que é viver do esporte, e sabemos das dificuldades inerentes ao meio, mas com muito amor ao que fazem sobrevivem e superam essa batalha. Acima de tudo, acredito sim que o esporte forma cidadãos de bens e salva vidas.

  • Deixando uma dica específica para os amazonenses e também dando uma prévia do conteúdo do “Fala doutor”, que cuidados com os olhos devemos ter com esse clima amazônico?

O clima equatorial quente e úmido do Amazonas favorece o aparecimento de doenças como o pterígio (popularmente chamado de “carne crescida”), catarata, lesões palpebrais, dentre outras. O uso dos óculos escuros com filtro UV é essencial para proteger nossos olhos dos raios ultravioletas. É interessante frisar ao leitor que muitos dos óculos encontrados em locais sem credibilidade no mercado não recebem esse filtro, representando assim um perigo para a saúde ocular. Para evitar qualquer risco, procure uma ótica confiável e confira o certificado de garantia e proteção UV. Em caso de dúvida, procure o seu oftalmologista.

A equipe Fato Amazônico se alegra em estar recebendo mais uma pessoa que vai agregar conosco. “Estou bem feliz com o espaço, pois é uma ótima oportunidade para abordar os temas da saúde e outros de interesse da população. Sempre compartilhando conhecimento e histórias dos nossos amigos manauaras, quero ensinar e aprender muito mais.”, finalizou o Dr. Luiz Reis. Nos vemos em breve!

Artigo anteriorPolícia Militar parabeniza ciclistas pela sua data comemorativa e destaca o papel da Ciclopatrulha na segurança pública
Próximo artigoRoubos e furtos de veículos registram queda nos sete primeiros meses de 2019