A Secretaria de Cultura e Turismo (Semctur), de Parintins reuniu na noite da última sexta-feira (11), com os representantes dos espaços artísticos culturais, entre eles associações ligadas a eventos sociais, festivos, corporativos e institucionais, para levar informações sobre Lei Aldir Blanc. Na ocasião a secretaria afirmou que um novo cadastro será disponibilizado para os representantes dos espaços culturais, que se encaixam no inciso II.

A reunião destacou para os presentes quem será beneficiado e as etapas e responsabilidades do município em executar os incisos II e III.

Durante o encontro, foi esclarecido sobre como será acessado o benefício para os espaços culturais, como será destinada a verba conforme incisos da lei. Segundo o subsecretário de Cultura, Chico Cardoso, até o fim setembro, o município estará recebendo o recurso no valor de R$765.165, 54 que será aplicado diretamente na manutenção de espaços artísticos e culturais. Chico Cardoso explica que agora a classe artística terá que organizar os dados das associações de acordo como solicita a Lei.

“O passo que precisamos dar agora é com relação a habilitação desses espaços culturais. Vamos disponibilizar um novo cadastro e fazer com que os artistas se cadastrem, com a documentação em dias e correta, que a Dataprev exige de nós para que possa repassar esse recurso que está previsto para o fim do mês de setembro”, afirmou o subsecretário.

Renner Ramos, presidente do Boi Mirim Estrelinha, esteve presente e disse que o encontro foi bastante proveitoso e salientou sobre a boa vontade por parte da secretaria em sanar as dúvidas. “A lei é muito complexa e tem alguns pontos que necessitam de esclarecimento. Na reunião pode-se ver que a secretaria está aberta para nos orientar nessas dúvidas. O cadastro posteriormente será feito e eu tenho certeza que os espaços culturais ganharão muito com a lei e o apoio da secretaria”, disse Renner.

Rob Barbosa, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), ressaltou a importância do encontro onde foram apresentadas soluções e que facilitará para que o município tenha o maior número de projetos aprovados.

“Nossas atividades foram prejudicadas devido a pandemia e na hora que o governo lança esses projetos, com certeza isso vem para trazer melhorias. Acredito que a Semctur é importante nesse processo, pois vai ajudar os artistas a tirar as dúvidas e no fim Parintins terá um grande número de privilegiados, pois arte aqui flui com intensidade”, ressaltou o artista.

A Lei Aldir Blanc é um apoio emergencial do Governo Federal ao setor cultural durante a pandemia e devido às recomendações das autoridades de saúde, as reunião neste primeiro momento foi apenas para os representantes dessas associações. Em breve a secretaria convocará os demais artistas para debater as propostas de editais.

Artigo anteriorInvestigação contra Paes vira denúncia em 48 dias, após ficar três anos parada no STF
Próximo artigoCom 100 gols, Ketlen é primeira mulher a alcançar marca no Santos