A insatisfação com a ausência de reciprocidade política da ampla maioria do alto escalão do atual Governo do Amazonas foi um dos ingredientes apimentados do prato na mesa de reunião do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 26 prefeitos do interior, ocorrida dia 18/11. O secretariado do governador Wilson Lima (PSC) virou alvo de sonoras reclamações por falta de jogo de cintura para o cumprimento das atribuições competentes à função.

Os prefeitos, de acordo com a jornalista Rosiene Carvalho, da rádio Bandnews Difusora, elogiaram o governador Wilson Lima, mas não se esquivaram de tecer duras críticas à obstrução de acesso aos chefes das pastas do Governo do Amazonas. Os gestores se referiram positivamente à habilidade de diálogo do ex-secretário de saúde, Marcellus Campelo, e ex-secretário de educação, Luis Fabian Barbosa. O assunto indigesto dominou o encontro de David Almeida, que não esconde o interesse em se envolver na eleição 2022.

Os gestores de municípios do interior pediram interferência do prefeito de Manaus e articulação junto à Wilson Lima para a derrubada da ‘cerca de jurubeba’ instalada nos bastidores do Governo do Amazonas. O mandatário manauara deixou claro o desejo em participar da decisão do futuro político e administrador do Estado do Amazonas. O prestígio de Marcellus Campelo e Luis Fabian Barbosa ficou em evidência durante a reunião.  

Os prefeitos demonstraram descontentamento com a postura do secretariado, destacando a mudança na política do Estado, a partir da eleição de Wilson Lima, quanto de David Almeida, que quebrou a hegemonia do cacicado de outrora que conduziu o Amazonas e Manaus por décadas, em sistema de revezamento. Novos encontros dos gestores discutirão a conjuntura política. O governador Wilson Lima estreita a relação com o interior.

Artigo anteriorDisciplinado, Corinthians se destaca por poucas faltas e cartões no Brasileiro
Próximo artigoAcidente com ônibus na Bulgária mata 45 pessoas, incluindo 12 crianças