O senador Eduardo Braga (MDB/AM) defendeu, neste sábado (23/01), três iniciativas para o enfrentamento da Covid-19, especialmente no Amazonas: ajuda emergencial às famílias que já não contam com auxílio federal, um planejamento para fabricação e distribuição de oxigênio e a imediata implementação do projeto apresentado por ele, já aprovado no Senado, que garante transparência e segurança à distribuição de vacinas.

“Não podemos deixar de recomendar algumas ações que são importantíssimas e que podem fazer a diferença entre a vida e a morte. É momento de trabalharmos com planejamento”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo Eduardo, o isolamento social – protocolo fundamental para evitar o aumento do contágio do coronavírus – só será, de fato, cumprido se houver ajuda emergencial às famílias, que já não contam com auxílio federal e buscam desesperadamente por alimentos e medicamentos. “Nós podemos, por meio da prefeitura e dos governos estadual e federal, estabelecer essa ajuda para o enfrentamento desse momento crítico que o país e, principalmente, o Amazonas passam”, afirmou.

Para que não falte mais oxigênio na rede pública da capital e do interior amazonenses, afirmou Eduardo, é essencial a realização de um planejamento que inclua a imediata instalação das usinas de produção do insumo, assim como a viabilização da entrega e da distribuição do que chega ao Estado pelas vias terrestre, fluvial e aérea.

Transparência –  A distribuição no Brasil dos novos lotes de vacinas contra a Covid-19  exige transparência, ressaltou Eduardo, que reivindicou a implementação de um projeto apresentado por ele, e já aprovado no Senado, que estabelece protocolos para rastreamento de vacinas e soros no Sistema Único de Saúde (SUS) e cria uma carteira digital de vacinação. “Para que tenhamos todas as informações necessárias e a segurança de que estamos fazendo o certo com a vacinação contra o coronavírus: priorizar aqueles que são essenciais neste momento e garantir que estamos salvando vidas”, disse. O PL 5217/2020 ainda depende da apreciação da Câmara dos Deputados.

Homenagens – Ainda no vídeo veiculado nas redes sociais, Eduardo prestou condolências aos amazonenses que perderam familiares e amigos para a Covid-19. Ele lamentou o falecimento, na sexta-feira (22/01), de Rosemary Pinto, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). “Que comandou o enfrentamento da primeira onda, demonstrando coragem e capacidade dos cientistas amazonenses e brasileiros”, disse o senador, que também destacou a perda da amiga Júlia Pereira, ocorrida neste sábado.

Artigo anteriorAras pede ao STF abertura de inquérito contra Pazuello por colapso da saúde no Amazonass
Próximo artigoLivro homenageia autora da primeira marcha de Carnaval