Cerca de 130 agricultores familiares das comunidades rurais do distrito de Vila Rica de Caviana, em Manacapuru, foram atendidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), no último fim de semana (24 e 25/07), durante ação para emissão de Cartões do Produtor Primário (CPPs) e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs).

Os agricultores beneficiados são das comunidades rurais de Bom Jesus, Bons Amigos e Santa Maria. Na ocasião, o Idam apoiou e orientou 27 agricultores para as ações do Projeto Prioritário de Citros, que visa o desenvolvimento da cadeia produtiva na região com a assistência técnica do Idam, que vai desde a elaboração de diagnósticos e regularização das demandas existentes. A localidade é referência no cultivo de laranja, com uma produção estimada de 5 mil frutos por ano, envolvendo cerca de 130 famílias rurais.

De acordo com o gerente do Idam em Vila Rica de Caviana e técnico agrícola Jaime Gatenha, foram feitos 120 cadastros de agricultores para emissão e renovação do cartão do produtor e 20 DAP’s. Os documentos são essenciais para acesso às políticas públicas voltadas ao setor primário.

“O Idam Caviana procura realizar as ações sempre aos finais de semana. Nossa intenção é atingir um maior número de pessoas que residem nas comunidades e que precisam desses documentos para acessar financiamentos, adquirir insumos e produtos agrícolas a preços mais justos, assim como acessar os programas de comercialização, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou Jaime.

Artigo anteriorEm ações na zona leste, PMAM apreende adolescente e prende dois em posse de entorpecentes
Próximo artigoSejusc comemora um ano do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher da zona sul