Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O número de alunos beneficiados pelo projeto English For Kids, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), subirá para 1.600 neste ano. O programa ensina a língua inglesa, por meio de recursos interativos, aos estudantes que cursam o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

A ampliação do projeto foi anunciada na tarde desta sexta-feira (7), durante a aula inaugural realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na rua Maceió, zona centro-sul de Manaus. O programa funciona desde o ano passado como um curso livre de língua inglesa. As aulas são ministradas duas vezes por semana, durante o contraturno dos alunos.

A coordenadora do English For Kids, Kátia Florêncio, informou que a meta deste ano é estender o projeto para mais 20 escolas e dobrar o número de alunos beneficiados. “No ano passado, o projeto atendeu 20 escolas, sendo formadas 40 turmas e aproximadamente 800 aluno. Temos algumas escolas que já possuem todo o material que foram adquiridos em outras gestões e estavam em desuso. Nós iremos estender o projeto a essas escolas”, informou.

Para ministrar as aulas, 200 universitários de letras em língua inglesa, que são bolsistas do Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, serão convocados até o dia 13 de março. As novas escolas que serão contempladas pelo projeto estão sendo selecionadas pelos assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

O secretário da Semed, Humberto Michilles, está otimista quanto a ampliação do programa. “O segundo idioma é básico, é necessário, e quanto mais cedo a criança tiver o contato com o idioma, evidentemente, ela vai ter um aproveitamento melhor. Com criatividade e usando os recursos que já dispomos, estamos conseguindo levar o projeto a um número expressivo de escolas”.

O secretário disse, ainda, que está determinado a estender o English For Kids para 160 escolas, em 2015. “Iremos atingir a meta de 2014 e vamos estar mais preparados para termos uma meta mais ousada em 2015. Dispomos de equipe competente e com isso faremos com que o objetivo seja atendido”, ressaltou.

O estudante da Escola Municipal José Carlos Mestrinho, Gabriel Vitor Martins Soares, 9, participará do projeto pela primeira vez. O pai dele, Girlan Batista do Nascimento, 26, contou que ficou feliz em saber da aula extracurricular. “Meu filho disse que ia ter o curso e pediu para fazer. Eu aceitei imediatamente porque vai ser muito bom para ele estudar e evoluir. Vai ser ótimo para o futuro dele e ele ainda vai ter uma ocupação depois das aulas”, disse.

English For Kids na zona rural

Lana Brasil é professora da Escola Municipal Maria Leide Amorim, localizada na Comunidade São João, no quilometro 4 da BR-174, e leciona inglês para 40 alunos da comunidade, uma vez por semana. “Por ser na zona rural, nossa escola tem um horário diferente para o projeto. Por morarem longe da escola e ser difícil ir duas vezes na semana, os alunos tem aulas de inglês um dia da semana, com o horário estendido”.

De acordo com a professora, as crianças estão apaixonadas pelo novo idioma. “Eles amam. O aprendizado é fácil e as aulas são dinâmicas. Tenho uma turma de manhã e outra a tarde. É uma satisfação muito grande ensinar inglês para esses alunos”, contou a professora.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •