Após muita insistência e pedidos de ajuda ao governo federal, 159 brasileiros conseguirão retornar ao Brasil, após terem seus voos cancelados devido a pandemia que assola diversos países. Entre esse grupo, está a equipe de 9 atletas paralímpicos, incluindo o amazonense Victor Viana.

Em conversa com o Fato Amazônico, na tarde desta segunda-feira (30), Victor afirmou que já estavam no aeroporto. O voo fretado pelo governo federal, está programado para decolar do Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, às 18h de hoje, com previsão de chegada a São Paulo, às 2h10 do dia 31 de março.

“A sensação é de alívio. Foi um momento de muito estresse e graças a Deus a gente tava com a equipe bem unida, podendo fortalecer um ao outro e hoje é felicidade.”, disse o atleta, que também elogiou todo o tratamento que tem recebido durante esse período de retorno ao Brasil.

Motivo da viagem

A equipe embarcou no dia 3 de março para Cuenca, em Quito, para um período de treinamento na altitude, como preparação física para o Open Internacional de Natação, que seria realizado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo de 26 a 28 de março.

Essa também seria uma oportunidade para tentarem aprovação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão.

Governo Federal

A operação é resultado de uma negociação direta do Ministério da Relações Exteriores do Brasil com a empresa aérea que vai prestar o serviço e a Embaixada Brasileira em Quito. Estão envolvidos integrantes de várias pastas federais, como Ministério da Defesa, Casa Civil, Ministério do Turismo, Embratur, Anac e Ministério da Cidadania, este último via Secretaria Especial do Esporte.

https://www.fatoamazonico.com/coronavirus-amazonense-da-equipe-de-natacao-paralimpica-presa-no-equador-pede-ajuda-para-o-retorno-ao-brasil/

Artigo anteriorEm Manaus, 32 pessoas são presas e 12 armas apreendidas no fim de semana
Próximo artigoPolícia Civil registra aumento de denúncias por abandono de animais