O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) receberam, na quinta-feira (08/10), a visita de uma equipe técnica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para averiguação do espaço físico e as condições sanitárias das unidades, tendo em vista o início dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no próximo dia 19 de outubro.

A equipe pôde constatar de perto o trabalho que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) tem realizado nas unidades prisionais, obedecendo às ordens dos protocolos de segurança contra a Covid-19, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim como, os trabalhos de reforma dos ambientes destinados às aulas, realizados pela mão de obra carcerária.

“A visita técnica teve um excelente resultado, a equipe saiu satisfeita com o que viu, pois verificou-se que estava tudo em perfeitas condições para a realização dos cursos, tanto as áreas de aulas práticas e teóricas, quanto a questão sanitária”, declarou a assistente social Lilian Rejane Negreiros, do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap.

Negreiros também explicou que, neste ano, os cursos do Pronatec estão inseridos dentro de um projeto piloto, devido a pandemia do coronavírus. Portanto, só serão ofertados ao regime fechado, diferente do que acontecia nos anos anteriores quando também eram oferecidos aos apenados do regime semiaberto. Os cursos a serem oferecidos serão “Manutenção e Reparo em Refrigeração”, no Compaj, e “Confeitaria de Doces e Salgados”, na PFM. Ambos contemplarão 40 reeducandos ao todo.

Parceria – A equipe técnica do Cetam era composta pelos professores José Orlando Freire e Eliciane Viana de Assis, pela administradora, Andreza Lima Mota, e pela pedagoga, Márcia Bastos Araújo. Márcia agradeceu a parceria com a Seap, valorizando as atitudes tomadas para reintegrar as pessoas privadas de liberdade (PPL) à sociedade.

“Quero agradecer à Seap, na pessoa do secretário Vinícius Almeida, pela parceria na oferta de cursos que visam a qualificação profissional das PPLs, oportunizando meios para que essa população, ao cumprir suas penas, possam se reintegrar à sociedade com dignidade”, registrou a pedagoga.

Funcionamento – Todos os anos o Pronatec disponibiliza recursos para os sistemas prisionais de todo o país, que é administrado por órgãos locais. No Amazonas é o Cetam quem realiza essa administração, e já trabalha em conjunto com a Seap desde 2013, promovendo qualificação profissional dentro do ambiente carcerário.

Artigo anteriorApenas livros cristãos cresceram em vendas nos últimos 14 anos no Brasil, diz pesquisa
Próximo artigoPróximo rival do Palmeiras na Libertadores tem surto de covid-19