A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), abriu oficialmente o retorno das atividades de 2021, por videoconferência, pelas mídias sociais da Aleam. A abertura, que teve início às 10h da última sexta pelo canal da Aleam no Youtube, foi marcada pela palestra do psicólogo Marcelo Pardo, abordando a saúde mental em tempos de pandemia.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), participou da abertura de forma online e deixou uma mensagem para os participantes. “A Escola do Legislativo pode contar integralmente com o apoio da presidência desta Casa para promover a educação e o conhecimento entre os servidores públicos do Amazonas”, garantiu o presidente.

Na mesa do evento, estavam presentes a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, e o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade. A deputada Therezinha Ruiz se manifestou sobre a importância da educação neste momento de pandemia e de grandes desafios.

“A Escola do Legislativo é fundamental para desenvolver e capacitar os nossos servidores, e neste momento de pandemia ela será fundamental para continuarmos capacitando os servidores públicos. O presidente já confirmou que teremos novos cursos de formação, bem como de pós-graduação, e posteriormente, tão logo possível, cursos de mestrado e doutorado. Onde nós estivermos, a educação tem que ser prioridade. Se queremos uma Assembleia forte, precisamos promover a educação. Que possamos, acima, de tudo, implantar uma nova fase tecnológica na Assembleia Legislativa”, disse a deputada.

Geanne Valente, diretora da Escola do Legislativo, reforçou que a Escola está se preparando para se tornar uma instituição que promoverá o ensino de forma virtual, mas também trabalhando a humanização entre os servidores públicos, funcionários e alunos. “A Escola vai trabalhar de forma integrada com as comissões da Assembleia Legislativa e, neste momento, como um ambiente digital de ensino. A educação não pode parar. Agradeço ao presidente Roberto Cidade a oportunidade de estar à frente desta missão”.

O diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, falou da importante missão da Escola do Legislativo, de educar pessoas. “A educação precede qualquer outra formação. O médico, para ser médico, tem que passar pela mão de um educador. Assim como em todas as áreas, a saúde precisa da educação e teremos sempre parceria com a Escola do Legislativo. Precisamos de educação para passar pela pandemia e para oferecermos qualidade de vida aos nossos servidores”.

Palestra

“Gestão das emoções, pandemia e isolamento social” foi o tema da palestra de abertura do ano letivo, ministrada pelo psicólogo e servidor da Casa Legislativa, Marcelo Pardo. Especialista em psicologia clínica, saúde mental e comportamental humana, Marcelo abordou a saúde emocional durante a pandemia.

Para ele, os sentimentos de otimismo e de esperança que as pessoas precisam para passar pela pandemia, serão estimulados pela ciência. “A ciência está em tudo. Ela está na possibilidade de eu poder falar com vocês e vocês me assistirem por meio destes aparelhos que possibilitam esta videoconferência. E é na ciência, na racionalidade humana, na capacidade de sobrevivência da nossa espécie na luta pela existência, e na vacinação, que está nossa esperança”.

Abrindo um novo tempo da Escola do Legislativo, mais digital, o coral da instituição também participou do evento, por vídeo, apresentando uma música de bossa nova aos ouvintes.

Artigo anteriorHistória em quadrinhos retrata língua indígena de sinais
Próximo artigoClick Cidade especial em homenagem às mulheres