A Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ao término da 10ª Edição do Programa Parlamento Jovem 2017, efetivou a escolha dos três melhores Projetos de Lei (PL) apresentados pelos alunos deputados. Os projetos poderão ser subscritos pelos deputados estaduais e, caso aprovados, podem se tornar lei.

Os melhores projetos foram apresentados pelos alunos Rafael Henrique da Silva Pinheiro, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, que tinha como padrinho o então deputado David Almeida (PSD), sendo substituído por Mário Bastos (PSD); Gabriel Canto Leite, da Escola Estadual Professor Júlio César Passos, com Dermilson Chagas (PEN) como padrinho; e, Henrique César de Souza, da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, com Sabá Reis como seu padrinho.

Escolhido como primeiro colocado, o projeto do aluno deputado Rafael Henrique dispõe sobre a obrigatoriedade de os deputados eleitos passarem por um curso de aperfeiçoamento legislativo prévio (formação) após o ato de posse do mandato parlamentar, para adquirir ou reforçar conhecimentos em legislação, processo legislativo, cidadania e ética.

Já o projeto que ficou em segundo lugar, apresentado por Gabriel Canto, dispõe sobre a aplicação de cadeia de produção em circuito fechado nas empresas fabricantes de eletrônicos e seu tempo útil de durabilidade, ou seja, a intenção é fazer o recolhimento desses produtos (TVs, celulares, computadores, tablets, etc) pelos fabricantes junto aos compradores para evitar que seu destino seja os lixões ou em piores casos, os igarapés e, com isso, poluir o meio ambiente.

Henrique César, contemplado com o terceiro lugar, apresentou um projeto que determina a criação do aplicativo de celular “Saúde na mão” como forma de ajudar usuários que necessitam de controle de sua saúde de forma rápida e funcional. No aplicativo que deve ser implantado no celular do usuário, deverá constar todo seu histórico de doenças, vacinas, últimos exames feitos, exames de imagem dentre outros e, com isso, facilitar o atendimento da pessoa em um hospital, seja em emergência ou não.

Artigo anteriorJosué Neto requer obras de infraestrutura para sete cidades
Próximo artigoPresidente do BNDES rejeita aumento de empréstimos subsidiados