De acordo com o Cronograma Nacional de implementação para o Novo Ensino Médio, as escolas brasileiras têm até março de 2022 para começar a colocar em prática o currículo divido em Formação Geral Básica (conteúdos obrigatórios) e Itinerários Formativos (disciplinas que podem ser escolhidas pelos alunos). Pensando nisso, separamos sugestões de porta-vozes do Anglo Vestibulares e do Sistema de Ensino pH que estão disponíveis para entrevistas e podem esclarecer dúvidas sobre o tema.

“Estamos acostumados a trabalhar um modelo de aula a vida inteira e, agora, precisamos fazer uma reflexão sobre quais conteúdos vamos trabalhar”, explica o diretor do Sistema de Ensino pH, Cláudio Falcão. A reforma estipula um máximo de 1.800 horas para a Formação Geral Básica ao longo do Ensino Médio e um mínimo de 1.200 horas para os Itinerários Formativos, sem limite. “Eu posso dar 3.000 horas de Itinerários. A escola também é livre para escolher a distribuição. Um exemplo: se quiser dar as 1.800 horas de formação básica no 1º ano do Ensino Médio, e ter o 2º e 3º só com Itinerários, é possível.”

Mas, na prática, quais são os maiores desafios de implementar o Novo Ensino Médio nas escolas? Para Henrique Braga, coordenador pedagógico do Sistema Anglo de Ensino, os desafios existem tanto para a gestão escolar como para professores e alunos, e perpassam questões como infraestrutura, material didático, proposta pedagógica e metodologias de ensino.

“O Novo Ensino Médio pressupõe uma série de estratégias e práticas para desenvolver a formação integral do estudante, e isso exige uma postura em sala de aula menos conteudista e mais prática”, explica. Nesse sentido, o coordenador também aponta o desafio das escolas em oferecer atividades que, de fato, coloquem o jovem no centro do processo de aprendizagem e proporcionem experiências mais enriquecedoras.

*Cláudio Falcão é diretor e autor do Sistema de Ensino pH. Formado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), ele tem mais de 16 anos de carreira como professor, com grande experiência em preparação para o Enem e vestibulares, soluções educacionais, inovações em educação e formação.

* Henrique Braga é coordenador pedagógico e coordenador do projeto do Novo Ensino Médio do Anglo. Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH – USP, pode comentar diversos assuntos relacionados à educação, como políticas educacionais, Ensino Médio e vestibulares.

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