Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos desmandos dos patrões, três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. Esse é o enredo do espetáculo infantil “Estupendo Circo di SóLadies” (SP), que terá uma apresentação online exclusiva dentro do projeto “Maloc@ – Palhaçaria Feminina”, nesta terça-feira (01/12), às 19h. A transmissão será pelo canal da FitaCrepe Filmes e Artes Cênicas no Youtube (https://bit.ly/EstupendoOnline).

Formado por atrizes que desenvolvem pesquisas na cena teatral, circense e audiovisual, o grupo Circo di SóLadies foi criado em 2013 partindo da inquietação em torno do pouco espaço dado à mulher nas artes cênicas, principalmente na palhaçaria.

De acordo com a atriz Verônica Mello, que está no elenco de “Estupendo…”, o espetáculo busca desconstruir alguns signos impregnados na infância por meio das músicas infantis e contos de fadas.

“A gente acredita que muitas vezes essas músicas e histórias trazem conceitos patriarcais hegemônicos que estabelecem padrões de existência para a mulher. A gente pega essas canções, olha pra elas de modo cômico, engraçado, observando junto com o público quais as camadas impregnadas”, explica.

PROJETO

O “Maloc@ – Palhaçaria Feminina” acontece entre os dias 1º e 10 de dezembro, em formato totalmente virtual e gratuito, com a proposta de fortalecer o protagonismo feminino dentro das artes e levar ao público manauara mais uma opção cultural em tempos de pandemia. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

Um dos destaques da programação é o seminário internacional com a participação de grandes nomes da palhaçaria feminina: Gardi Hutter (Suíça), Darina Robles (México), Peta Lily (UK), Cibele Mateus (Brasil) e Sue Morrison (Canadá).

A agenda também conta com a oficina “Palhaçaria Online”, também ministrada pelo Circo di SóLadies, e exibição de espetáculos locais e nacionais. Segundo Verônica Mello, a oficina parte de uma relação não hierarquizada entre os participantes e instrutoras.

“Trabalhando a partir de jogos, autoconhecimento corporal, do encontro com seu próprio lugar, a pessoa vai descobrindo potencialidades para explorar enquanto comicidade e forma de se expressar”, afirma.

Mais informações e inscrições pelo link https://bit.ly/malocaAM.

SERVIÇO

Espetáculo convidado

01/12, 19h – “O Estupendo Circo di SóLadies” (SP)

Mostra Selma Bustamante

03/12, 15h – “Imundo de Sofia”

04/12, 15h – “Interditado”

05/12, 15h – “Preciso Falar”

Seminário internacional

01/12, 16h – Gardi Hutter (Suíça)

02/12, 16h – Darina Robles Peres (México)

06/12, 16h – Cibele Mateus (Brasil)

07/12, 16h – Sue Morrison (Canadá)

08/12, 16h – Peta Lily (Reino Unido)

Oficina “Palhaçaria Online”

De 06 a 09/12, das 19h às 21h

Artigo anteriorVistoria da Prefeitura de Manaus indica pela demolição de prédio com risco de desabamento no Educandos
Próximo artigoBA: Mulher afoga e mata bebê que “atrapalhava relação” com o companheiro