Em mais uma denúncia de estudantes de faculdades particulares de Manaus, alunos relatam descaso com os perigos da Covid-19. Na denúncia recebida pelo Fato Amazônico, alunos do curso de Medicina  do Centro Universitário Fametro, afirmam que colegas de classe testaram positivo, e mesmo com a coordenação do curso ciente dos perigos, ninguém foi orientado sobre como proceder.

“Alunos que apresentam suspeita e inclusive testaram positivo para covid, estão indo para faculdade normalmente, fomos orientados desde o começo do semestre que se algum aluno pegasse Covid, iria ser afastado e a faculdade não prestaria qualquer apoio com aulas online, mesmo com a apresentação de atestado. Deixaram explícito que não teríamos direito a aula online mesmo com Covid.”, afirma relato.

Em outro relato de aluno, que afirma ser atuante da área da saúde, não há higienização devida nas dependências da instituição de ensino.

“Não percebo aplicação dos protocolos nacionais preconizados. Se por exemplo, alunos procuram a coordenação para comunicar que estão positivos covid, a coordenação só orienta, vá para casa, fica em quarentena, em nenhum momento se reportam a sala dos infectados, para conversarem com os alunos contato direto pessoas com sintomas vírgulas que podem ser covid, vão para aula com pavor de perder em aulas e serem prejudicados, um verdadeiro absurdo.”, relata.

Em nota enviada ao Fato Amazônico, a Fametro reafirma estar seguindo uma série de protocolos. Confira:

O Centro Universitário Fametro esclarece que tem seguido uma série de protocolos com foco na segurança e saúde dos estudantes, professores e funcionários. Diariamente, todas as áreas internas e externas da instituição passam por higienização. Além disso, estão disponíveis para o uso de todos  álcool em gel em vários pontos das unidades. Nas entradas, todos alunos tem a temperatura aferida diariamente e é obrigatório o uso máscara.

A Fametro ressalta que, para evitar aglomerações, a instituição realiza a demarcação de espaços nas salas de aulas. As escadas e elevadores também foram sinalizados, respeitando o distanciamento. A faculdade demarcou rotas dentro das unidades para evitar aglomeração.

Em relação às aulas, a Fametro tem adotado desde o início do semestre o sistema de ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas, acontecendo de forma simultânea. Os alunos podem acompanhar as aulas nas duas modalidades, sem qualquer prejuízo na aprendizagem. 

Artigo anterior“Estou preocupado em salvar vidas”, diz Arthur Virgílio, ao propor lockdown em Manaus por duas semanas
Próximo artigoPrimeira parcela do auxílio residual será paga a partir de quarta