Uma explosão destruiu quatro apartamentos, deixou cinco pessoas feridas e interditou todo um bloco do condomínio Verona Premium, no final da tarde da última quarta-feira (24). Moradores do residencial, localizado no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Manaus relataram ter sido a segunda vez que um sinistro como esse ocorre na unidade habitacional. As suspeitas são de que um vazamento de gás encanado ocasionou o evento.

Ainda de acordo com moradores, o barulho da explosão teria sido ouvido de longe e gerado prejuízos também em outros blocos do edifício. Para o engenheiro civil e perito, Thiago Maron, ocorrências como essa poderiam ser evitadas caso a vistoria periódica fosse cumprida de forma rigorosa.

“O sistema de gás encanado, bem como as mangueiras dentro das unidades, precisam ser verificadas e substituídas no máximo a cada 05 anos“, explica Thiago.

No Brasil, a Norma NBR 16747:2020 regulamenta a execução de Inspeção Predial, que consiste na avaliação das condições gerais dos sistemas construtivos de uma edificação, como estrutura, incêndio e gás, principalmente avaliando se a manutenção está sendo feita à risca.

Apesar de no Amazonas ainda não haver na legislação a obrigatoriedade da realização desse procedimento, Maron ressalta a importância disso para a segurança patrimonial e, claro, de quem habita, frequenta e trabalha nesses espaços.

“Esse diagnóstico da edificação, também conhecido como Check-up Predial, é um ato preventivo em que a prioridade é zelar pela saúde da edificação e, com isso, a segurança de todos”, acrescenta.

Artigo anteriorPolícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prisão contra idoso no município de Parintins
Próximo artigoCriança de 3 anos é encontrada amarrada dentro de barril, em SP