Para comemorar o mês de São João, o coletivo Kizomba Yetu irá realizar uma atividade especial. No dia 20 de junho, às 15h, será promovida uma aula gratuita de forró com Vanessa Dias, coordenadora do projeto e brasileira que se destaca quando o assunto é Afro House/Kuduro, além do DJ Josemar, angolano que irá tocar músicas angolanas e brasileiras após a finalização da aula. Como outros eventos realizados pelo Coletivo, esse projeto tem o objetivo de divulgar e expandir ambas as culturas, através de workshops, vídeo aulas e demonstrações de danças, proporcionando a saúde física e mental de forma segura.

De acordo com Vanessa Dias, idealizadora e coordenadora do projeto, pesquisadora das danças africanas desde 2016, essa é uma oportunidade para proporcionar através da dança uma experiência única, levando alegria, saúde física e mental, em um ambiente familiar e acessível a todos. As ações fazem parte do Projeto de dança online – Studio Zuka Mwangolê, mais uma iniciativa do coletivo Kizomba Yetu, que foi inaugurado no dia 21 de maio deste ano. “Queremos ser o Studio de referência nas danças populares brasileiras e angolanas em São Paulo, a fim de divulgar e propagar os ritmos fortalecendo, respeitando e cultivando as origens e laços culturais”, explica.

As danças brasileiras são: Forró, Samba no pé e Carimbó, já as angolanas são: Kizomba, Semba e Afro House/Kuduro. “Estamos inseridos nas principais plataformas e redes sociais, como  TikTok e YouTube para que um maior número de pessoas possam nos acompanhar. Nelas, inserimos vídeos diários de dicas, passo a passo, demonstração e bastidores do nosso trabalho para que os interessados fiquem mais próximos de nós, mesmo que de forma on-line”, finaliza Vanessa.

Informações do evento

Aulas gratuitas de forró – Studio Zuka Mwangolê

Data: 20 de junho

Horário: 15h 

Duração: 1h – Depois haverá músicas angolanas com o DJ Josemar

Informações: https://www.facebook.com/events/2820802611513822/ 

Sobre o Kizomba Yetu

O coletivo “KIZOMBA YETU” termo que vem de uma das línguas nacionais angolanas – o  “Kimbundu” que pode ser traduzido como “A Nossa Festa”, – realiza manifestações socioculturais, na capital de São Paulo. O principal objetivo é promover a cultura e as danças angolanas através de aulas de  Kizomba, Semba, Kuduro, entre outras. O coletivo existe desde agosto de 2018. É formado por brasileiros,  angolanos, guineense e francesa, residentes em São Paulo, onde realiza-se atividades de intercâmbio cultural. 

Em 2019, o coletivo foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura no programa VAI 1  (Valorização de Iniciativas Culturais) para realização do projeto denominado “Intercâmbio Cultural Brasil  & Angola”. Foram realizados vários Workshops de Danças Angolanas, nas Casas de Cultura e Centros Culturais de São Paulo, com entrada gratuita. Desde a inauguração do KIZOMBA YETU já foram realizadas uma média de 60 eventos e neles passaram mais de 2.000 alunos, atuamos em diversas regiões de São Paulo, como: Sé, Brás, República, Bela Vista, Jabaquara, Freguesia do Ó, Jardim Peri Alto, Sacomã/Ipiranga e na Avenida Paulista, além de participação em outros eventos culturais.

Artigo anteriorAmazonas registra 726 novos casos de Covid-19 e confirma 13 mortes
Próximo artigoFamílias do Educandos recebem da prefeitura ‘Auxílio Operação Cheia 2021’