Para reforçar a responsabilidade da indústria amazonense em todo o processo de logística reversa, com o adequado gerenciamento de resíduos sólidos e o seu reaproveitamento, evitando o desperdício ou descarte incorreto que contribui para a degradação ambiental, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) assinaram nesta sexta-feira, 30, o Termo de Compromisso para a Logística Reversa (TCLR), em solenidade no supermercado Nova Era, no bairro da Paz.

A assinatura do documento, com os resultados de tratativas conduzidas pelo Fórum por Logística, oficializa o compromisso com série de obrigações para garantir a destinação adequada de embalagens recicláveis produzidas por empresas atuantes no estado. De acordo com a gerente e coordenadora de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Responsabilidade Social da FIEAM, Renée Veiga, esse compromisso por parte da indústria tem sido feito desde o início da construção da política estadual de resíduos sólidos.

“A indústria amazonense tem o maior interesse em implementar todos esses sistemas que dizem respeito as questões ambientais, porque entendemos que estando dentro da Amazônia temos uma responsabilidade em manter o nosso verde e isso se traduz em todos os processos inclusive nas embalagens pós consumo”, disse Veiga, ao relatar que a assinatura do termo é um passo importante para que a indústria amazonense mostre de fato sua responsabilidade socioambiental.

O termo de compromisso foi assinado pela FIEAM, Ipaam, Sema, Associação Amazonense de Supermercados (Amase), Sindicato das Indústrias de Bebidas e de Alimentação de Manaus. Sendo o fórum responsável pelas tratativas coordenador pelos Ministério Público Federal (MPF), MP de Contas do Estado do Amazonas (MPC/AM) e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM).

“Vamos dar início imediatamente à adesão dos sindicatos e empresas, portanto, até para os presentes aqui, as empresas que tiverem interesse em aderir, as demais associações e federações, por favor nos procure na FIEAM que iremos auxiliar com todos os trâmites para que em breve o sistema de política reversa do nosso estado possa ser pioneiro em provar todos os setores da nossa economia. Esse trabalho em conjunto será muito importante para o nosso estado, contem com a FIEAM e as indústrias amazonenses, que estão sempre de portas abertas as iniciativas socioambientais do nosso estado”, ressaltou Veiga.

A ocasião foi marco também para a inauguração oficial de 36 novos Postos de Entrega Voluntária (PEVs), instalados em estabelecimentos comerciais da capital. Os locais estão situados em diferentes zonas da cidade e são destinados ao recolhimento de materiais recicláveis descartados pelos próprios consumidores. A ideia é que até o final de 2020 todas as zonas das cidades estejam cobertas por PEVs para que seja feito o descarte correto dos resíduos. “Propiciamos dessa forma a participação também ativa em toda essa cadeia por parte do consumidor”, frisou ela.

Artigo anteriorPolícia Militar detém trio de infratores por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo no município de Tefé
Próximo artigo“Manaus precisa de novos eixos para desafogar o trânsito”, sugere Orsine Jr., candidato a vice do Capitão Alberto Neto