Olá pais pets, tudo bem com vocês? Então, quando chega a hora daquele jogo de futebol ou a época de festas, você alguma vez, já observou o comportamento dos cachorros, enquanto os vizinhos estão soltando fogos de artifício, rojões e similares na vizinhança? Provavelmente sim, né! e não é uma cena bonita, ver como eles ficam amedrontados com a zoada dos fogos.

Uma grande parcela dos cachorros ficam totalmente aterrorizado, durante toda aquela barulheira. Esse medo todo ocorre, porque eles tem os ouvidos bem mais sensíveis, do que os nossos ouvidos de humanos. Imagina como os fogos devem soar para os nossos pets, eles devem pensar que o mundo deve estar acabando, é o fim do mundo, certeza. Por isso daquele estrondo todo!

E não podemos deixar de fora que existem outros prejudicados pelo barulho das explosões, já que perturba a tranquilidade de idosos, as crianças menores e as pessoas que estão nos hospitais.

Em casos mais sérios os cães podem entrar num estágio de pânico em que podem se machucar ao tenta escapar da barulheira, geralmente os cachorros tentam se esconder embaixo da mesa ou da cama por exemplo, e quando alguém tentar retirar o pet do local, o cão pode até chegar a machucar a pessoa, uma vez que está em pânico tentando se proteger, então não tente tirar o seu pet do local onde ele está se escondendo.

 Nestes momentos em que o pet está assustado, o que você pode fazer e ficar próximo a ele e tentar mostrar que você está tranquilo, a sua postura e observada pelo seu cachorro, aliás, ele usa a forma que você reage nas situações para se orientar. Há no Youtube, inclusive, trilhas sonoras para tentar acalmar o pets nessas ocasiões.

Quer saber mais dicas e só acessar nosso instagram e ficar ligado @vemvetam 

Andressa Adrielly Alves Figueiredo
Médica Veterinária CRMV 0835-AM
Fundadora da empresa Vem Vet – Atendimento Veterinário Domiciliar @vemvetam 
Artigo anteriorCampeonato Francês volta em agosto para temporada 2020/2021
Próximo artigoManaus FC vai fazer rifa de carro 0 km que recebeu pelo vice da Série D de 2019