Idealizada em 1957 e regulamentada 10 anos depois, a Zona Franca de Manaus sempre gerou emprego e renda para Manaus e atraiu investimentos para o Brasil. O candidato a prefeito de Manaus, vice-líder do Governo Bolsonaro e deputado federal, Capitão Alberto Neto garantiu apoio e defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) em visita a Yamaha Motor da Amazônia, na segunda, (19), Distrito Industrial, para uma reunião com os diretores e percorrer a linha de produção.

“A nossa bandeira sempre será a manutenção dos empregos e incentivos para que mais investidores venham para o Polo. O fortalecimento do Polo Industrial é extremamente importante. Como prefeito, quero buscar novos investidores para Manaus. Quanto mais empresas, mais emprego, mais geração de renda para a capital”, disse Capitão Alberto Neto.

Atualmente a Yamaha possui cerca de 1800 colaboradores, mas já chegou a empregar mais de quatro mil e a fábrica de Manaus é referência para as demais plantas industriais do mundo.

“A empresa ganhou por dois anos, consecutivos, o prêmio de melhor solda do mundo. Com isso, colaboradores do Japão, Singapura e demais fábricas vêm à Manaus para aprender conosco”, explicou o gerente executivo da planta, Anderson Chaves.

Capitão Alberto Neto almoçou com os colaboradores e aproveitou para visitar a produção das linhas de montagem do motor e motos de baixa e alta cilindradas.

“O presidente Bolsonaro, na semana passada, assinou o decreto número 10.521, que determina que bens de informática industrializados na região sejam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e ainda sejam beneficiados com redução no Imposto de Importação (II). Esse é um passo para mais investimentos aos diversos setores e adequar mais benefícios ao setor de duas rodas, por exemplo”, complementou o vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara.

Uma administração moderna é um dos principais lemas do candidato à Prefeitura de Manaus. “Hoje precisamos fazer uma administração com parceria público-privada. A Yamaha continua o projeto com o Prato Cidadão no Jorge Teixeira, mesmo não recebendo mais incentivos desde 2011. Isso é compromisso para com a população”, comentou.

Desde a inauguração, o projeto social da empresa já distribuiu mais de 1,3 milhões de refeições e atualmente entrega quinhentas refeições diariamente, de segunda a sexta.

Setor de metalurgia

Após visita ao polo de duas rodas, Capitão Alberto Neto seguiu para a empresa Tuboaços da Amazônia Ltda., localizada no Japiim, zona Sul, onde foi recepcionado pelo proprietário, Fabiano Magalhães.

“É a primeira vez que recebo um candidato, não somos de abrir as portas, mas você é diferente, passa seriedade no que fala”, elogiou Magalhães.

Fabiano continuou explanando sobre a indústria. “A nossa produção hoje atende muito mais o PIM. Atualmente compramos o aço de São Paulo e o beneficiamos. E recentemente fizemos um investimento de um pouco mais de três milhões , adquirindo uma máquina nova, a primeira da região Norte, que faz corte com precisão, para atender na fabricação de peças. Para se ter uma ideia, uma peça simples que demorava, em média, oito dias para ser feita, nós fazemos em trinta minutos, ganhando a agilidade que o Distrito tanto precisa”, informou.

Ao visitar o setor fabril, Capitão Alberto Neto informou sobre a preocupação de se ter um gestor na Prefeitura atuante e com diálogo aberto com o Governo Federal.

“É notório que precisamos de mais investidores. Investidores comprometidos, assim como você, afinal o empreendimento gera empregos. Pretendo buscar mais parcerias para apoiar o Polo Industrial a receber mais indústrias. A nossa Prefeitura não será omissa, vamos para rua e arregaçar as mangas, mostrar trabalho, coragem para fazer o melhor para nossa Manaus”, enfatizou Capitão Alberto Neto.

Artigo anteriorBolsonaro fixa em definitivo IPI sobre xarope para refrigerantes produzido na Zona Franca em 8%
Próximo artigoAções da China avançam em meio a aceleração da recuperação econômica