Investigações apontaram que o fugitivo Laudelino Ferreira Vieira, o Lino, de 42 anos, é um dos mentores da série de roubos de aeronaves na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, na última segunda-feira (6/9). As informações são de Metrópoles.

Segundo informações da polícia ao G1, em 2004, “Lino” foi preso pelo mesmo tipo de crime, um roubo de três aviões no valor de R$ 240 mil. Na ocasião, um piloto de 39 anos foi assassinado. Ele chegou a ser preso na Bolívia com uma das aeronaves, que caiu em uma fazenda, mas acabou solto pelas autoridades bolivianas.

Dois participantes do crime apontaram Lino como o comandante da quadrilha que tem, pelo menos, 10 pessoas identificadas. Foram presos Roger Breno Wirmond dos Santos, 22 anos, e Cristhofer Cristaldo Rocha, de 21 anos, o que dava as ordens por chamada de vídeo. Outros três homens ainda são procurados: Lázaro da Silva Ramirez, Ivanildo da Silva Dias e Kevin Moreno.

Extensa ficha criminal

A ficha criminal de Lino iniciou-se aos 19 anos, quando invadiu uma casa e trancou as vítimas no banheiro da casa. Já no fim da década de 1990, ele escapou da prisão após ser preso por furto.

Em 2006, depois de ser solto pela polícia boliviana, Lino foi apontado como um dos suspeitos na morte de um policial durante um roubo de carro. Já em 2010, foi preso na BR-262 com uma carga de cocaína. Ele chegou a atirar contra uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, mas foi preso.

Cumprindo a pena, Lino fugiu da prisão de segurança máxima em um veículo de serviço.

Roubo das aeronaves

Nessa segunda-feira (6/9), uma força-tarefa policial começou a investigar o roubo de três aeronaves e a tentativa de levar outras do aeroporto de Aquidauana, região oeste do estado.

Segundo a polícia, o grupo rendeu o vigia do aeroporto e o obrigou a abastecer os aviões. Ao menos 18 criminosos estavam no local.

Artigo anterior“Iremos recorrer da decisão”, afirma Carlinhos Bessa sobre CPI da Energia
Próximo artigoSecretaria de Cultura e Economia Criativa oferece visitas mediadas para escolas e grupos comunitários