Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (17/09), a abertura da 1ª Semana de Segurança do Paciente, que contará com palestras e treinamentos voltados aos profissionais de saúde. O evento prossegue até o dia 25 de setembro.

A 1ª Semana de Segurança do Paciente ocorre em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente – comemorado no dia 17 de setembro –, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema deste ano é “A segurança dos trabalhadores da saúde é a segurança do paciente”, com o uso da hashtag #uniaoparaumcuidadoseguro. Na FCecon, as ações são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Conforme a responsável pelo NSP/FCecon, enfermeira Mariele Colares Magalhães, a iniciativa visa prevenir situações de risco aos pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento. Ela destaca que assim será possível mapear situações de risco e mitigar a ocorrência de eventos adversos, por exemplo, lesão por pressão, erros na identificação do paciente, quedas, infecções hospitalares, dentre outros.

Ações – Foi colocada uma faixa na entrada da unidade hospitalar, com o tema e a hashtag do Dia Mundial de Segurança do Paciente. Caracterizados com a camisa em alusão à data, os servidores da CCIH e do NSP sensibilizaram os funcionários para que realizem ações de segurança no andar onde trabalham no dia de seus plantões.

NSP Fone – Durante a semana, uma novidade será o NSP Fone, em que a equipe do Núcleo e CCIH irá realizar ligações, aleatoriamente, para os setores para fazer perguntas sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente. O funcionário que atender a ligação e responder corretamente receberá uma premiação simbólica.

Paciente seguro – Além da data pontual, a Fundação dispõe de um calendário anual de ações para tornar mais seguro o cuidado com o paciente, informou a responsável pela CCIH, enfermeira Glauciane Moreira Neves. Ela destaca que o projeto “Paciente Seguro” é realizado em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, tendo iniciado em abril de 2019.

O projeto “Paciente Seguro” é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa visa prevenir situações de risco para os pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento, bem como a diminuição de custos com tempo de internação.

Protocolos – A Portaria n° 529/2013 do Ministério da Saúde definiu como estratégia a elaboração e implantação de um conjunto de protocolos sobre os seguintes temas: Prática de higiene das mãos em estabelecimentos de saúde; Cirurgia segura; Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Identificação de pacientes; Comunicação no ambiente dos estabelecimentos de saúde; Prevenção de quedas; e Lesão por pressão. Estes temas são trabalhados em unidades piloto na FCecon e implementadas pelo NSP e CCIH.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/09 – Treinamento sobre Sepse e protocolos de SP no serviço de Urgência; e vídeo sobre higienização das mãos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)

Dia 18/09 – Palestra sobre projeto Paciente Seguro no serviço de Fisioterapia do ambulatório

Dia 21/09  – Treinamento sobre protocolos de identificação e HM na Nutrição

Dia 22/09  – Treinamento sobre o protocolo de medicamentos na UTI; e treinamento sobre protocolos de identificação e HM na Nutrição

Dia 23/09 – Apresentação dos indicadores dos protocolos de segurança nas enfermarias

Dia 24/09 – Treinamento sobre protocolos de segurança do paciente no laboratório; e ronda com alta gestão nas unidades piloto (Farmácia e UTI adulto)

Dia 25/09 – Palestra sobre projeto Paciente Seguro na Imaginologia


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •