Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com atividades voltadas ao tema “Cuidar de quem cuida”, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta semana, a 2ª Semana de Segurança do Paciente. Na programação, estão roda de conversa sobre saúde mental, oficina de fisioterapia e meditação, e o III Simpósio de Segurança do Paciente.

A 2ª Semana de Segurança do Paciente da FCecon marca as ações para o Dia Mundial de Segurança do Paciente, dia 17 de setembro. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre ações e medidas que visam a segurança do paciente no ambiente hospitalar.

Em 2021, o tema é “Cuidar de quem cuida”. Na FCecon, as ações são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Programação – As atividades tiveram início nesta segunda-feira (13/09), com a dinâmica “Big Fone”. Os profissionais que atuam na assistência e nos setores administrativos da Fundação recebem ligações surpresas da organização do evento, ao longo do dia, com o slogan “Não diga alô, diga adorno zero”. Quem disser a frase e responder corretamente perguntas sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente ganhará brindes.

Durante a semana, os profissionais de saúde da FCecon também receberão aulas de ginástica laboral e meditação no Ambulatório de Fisioterapia, e poderão participar de roda de conversa sobre saúde mental com os psicólogos da instituição, no auditório Dr. João Baldino, no 3º andar da FCecon.

Simpósio – Já na sexta-feira (17/09), ocorre o III Simpósio de Segurança do Paciente, no auditório da FCecon. A atividade é aberta somente para profissionais de saúde da instituição.

No turno da manhã, as palestras terão início às 8h e terminarão ao meio-dia, com os temas: “Medidas preventivas para conter surtos hospitalares”; “A segurança do paciente como prevenção de condenações judiciais”; “Os desafios para a implementação do protocolo de Cirurgia Segura”; e “Importância da prática humanizada na assistência à saúde”.

No período da tarde, as palestras iniciam às 14h e terminam às 18h. Os temas são: “Cultura de segurança em tempos de pandemia”; “Segurança na prescrição, dispensação e administração de medicamentos: um desafio multiprofissional”; “Práticas seguras para prevenção de lesões por pressão”; e “Floresça onde você está plantando. Resiliência!”.

Para participar do simpósio, os profissionais devem se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfJykPVDu26bPEshab_Up_zt5lJX10w3xPjCAYO8nRvpHZVw/viewform.

‘Cuidar de quem cuida’ – Todas as atividades foram planejadas pensando em proporcionar bem-estar aos profissionais de saúde que atuam na FCecon, segundo a enfermeira responsável pelo NSP, Marielle Magalhães.

“Nosso tema é voltado para o funcionário. A Organização Mundial de Saúde define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Se o profissional de saúde está bem, ele prestará uma assistência de qualidade, seguirá protocolos, buscará solucionar os problemas do paciente. O objetivo é cuidar de quem cuida para que o profissional possa cuidar bem do paciente”, afirma Magalhães.[

As atividades da 2ª Semana de Segurança do Paciente terminam na sexta-feira (17/09).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •