A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, no sábado (20/02), serviço de desinfecção técnica e sanitização contra o novo coronavírus. Esta é mais uma ação da gestão da instituição, que adotou vários protocolos durante a pandemia de Covid-19.

A tecnologia, chamada de quaternário de amônia quinta geração, é a mesma adotada em outros estados Brasileiros e até mesmo fora do país. O produto combate vírus, bactérias, fungos e ácaros, e o serviço foi realizado pela empresa Eficaz Control em forma de doação.

Segundo a responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da FCecon, enfermeira Glauciane Neves, a aplicação do produto garante mais segurança hospitalar aos pacientes e profissionais de saúde.

“Quando se pulveriza o material em um ambiente fechado, acaba-se criando uma película protetora. Quando alguém contaminado coloca a mão ou tosse no local, o vírus não se mantém vivo naquela superfície”, explica Neves.

O serviço de sanitização realizado neste sábado atende principalmente as dependências da FCecon onde é realizado atendimento a pacientes. O hospital possui áreas exclusivas para pacientes oncológicos diagnosticados com a Covid-19. Os leitos clínicos, de sala rosa e vermelha e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são locais específicos para os pacientes acometidos pela doença viral, obedecendo a diversos protocolos de segurança.

Medidas – Desde o início da pandemia, a FCecon adotou medidas para combater o novo coronavírus no ambiente hospitalar, como a instalação de novos dispensadores de álcool gel, mais pias para a lavagem das mãos com água e sabão, sinalização para manter o distanciamento social, aumento da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores, implantação de teste de Covid-19 para os pacientes que passarão por cirurgia, dentre outras.

Artigo anteriorConselho Municipal de Cultura busca parcerias para projeto de conservação de documentos históricos
Próximo artigoRetomada econômica no Brasil depende do imunizante contra a Covid-19