A Fundação Estudar, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril para o Programa Líderes Estudar. A iniciativa seleciona estudantes interessados em obter ajuda da organização para concluir a graduação ou a pós-graduação em instituições nacionais e internacionais.

O programa, criado em 1991, oferece quatro tipos de bolsa: graduação completa no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma; graduação completa no exterior; e pós-graduação no exterior; e pós-graduação no exterior. Além do incentivo financeiro, que pode financiar até 95% dos estudos, os selecionados também ganham acesso a uma rede de nomes de referência em áreas como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.

Na turma do ano passado, o estudante de Medicina José Wellington foi um dos destaques. Ele tem o objetivo de criar um cursinho para jovens negros que, assim como ele, possam ter a oportunidade de entrar em uma universidade pública. Em 2019, uma das selecionadas foi a jovem Victória Dandara. Ela é a primeira mulher trans aprovada no curso de Direito da USP e sonha em se tornar ministra da Justiça.

Quem pode participar?

Para participar, é necessário ser brasileiro ou brasileira, ter entre 16 e 34 anos, apresentar excelência acadêmica, e em processo de aceitação, matriculado(a) ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior em uma das quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio), graduação completa noexterior ou pós-graduação no exterior.

Como se inscrever?

A taxa de inscrição é R$ 75,00 para os programas de graduação e intercâmbio, e R$ 150 para programas de pós-graduação. Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade. As inscrições são feitas no site da Fundação.

Como é o processo seletivo?

Após a inscrição, o candidato passa por testes de perfil e lógica e análise da trajetória. Depois é feita uma avaliação de vídeo e uma entrevista de competências. Todos esses processos são feitos de forma online. As duas últimas etapas – ainda não há definição se serão online ou presencial –, são o painel com líderes Estudar e um painel final. Com informações de Guia do Estudante.

Artigo anteriorES: Amiga é presa suspeita de matar manicure encontrada morta em floresta
Próximo artigoEmpregabilidade é tema de evento promovido pela Unisa