O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (03/07), a entrega de 230 equipamentos para reforçar o parque de imagens das unidades de saúde do Amazonas.

Segundo o governador, são 230 itens, entre eletrocardiógrafos, equipamentos de raio-X e aparelhos de ultrassom, que serão destinados para a capital e o interior.

Os equipamentos, segundo ele, vão possibilitar diagnósticos mais precisos e rápidos.

Do total adquirido , 171 equipamentos serão entregues na capital e 59 no interior do estado.

Nesse processo de indenização , Wilson Lima destacou que equipamentos com mais de 20 anos serão vão por novos.

Ao todo, cerca de 50 unidades da rede estadual de saúde da capital receberão os equipamentos.

Os novos aparelhos de eletrocardiograma, por exemplo, já fornecem o exame acompanhado do laudo preliminar, que pode ser validado imediatamente pelo médico, dando mais rapidez no diagnóstico.
Em Manaus serão encaminhados 90 eletrocardiógrafos para Hospitais e Prontos-Socorros (HPS), Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (UPAs e SPAs), maternidades, hospitais infantis, Fundações, Policlínicas, Centros de Atenção Integral à Criança e à Melhor Idade (Caimis e Caics).
Só no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), a Susam entregará 10 eletrocardiógrafos, que vão apoiar a equipe médica nos diagnósticos dos pacientes.
Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), sete eletrocardiógrafos serão utilizados para auxiliar nos exames pré-operatórios das cirurgias eletivas realizadas na unidade.
Os oito raios-X serão instalados no FHAJ, HPS 28 de Agosto, HPS João Lúcio, HPS Platão Araújo, Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Sul, Policlínica Cardoso Fontes, SPA Coroado, e SPA e Policlínica Danilo Corrêa. Já os 73 desfibriladores estão na fase de desembaraço fiscal e têm previsão de entrega na Susam para a próxima semana.
O Governo do Estado realizou a aquisição de 59 aparelhos de ultrassom para equipar os municípios do interior do Amazonas. A licitação para a compra dos ultrassons foi aberta no ano passado e faz parte do plano do Governo do Amazonas de fortalecer os serviços de saúde no interior do estado.
Por possuírem ultrassons próprios, os únicos municípios que não irão receber o equipamento serão Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Artigo anteriorFique alerta e saiba mais sobre prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais
Próximo artigoIgreja Deus é amor, fundada em 1962, perde na justiça uso exclusivo do nome