Os municípios de Parintins, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e Humaitá receberão estruturas de saúde de alta complexidade, como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) através de um programa de interiorização da saúde no Amazonas. A informação é do deputado Tony Medeiros (PSD) após reuniões com o governador Wilson Lima (PSC) e com o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, na tarde desta terça-feira (04).

A interiorização da alta complexidade e a implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todos os municípios do interior vem sendo cobradas por Tony Medeiros desde o dia em que assumiu o cargo de deputado estadual no último dia 23 de março. Segundo ele, pelo menos um milhão de pessoas do interior deslocam-se anualmente até Manaus para fazer tratamento de saúde.

Nesta terça-feira o deputado informou que a notícia que recebeu de Wilson Lima e de Marcellus Campêlo é a “realização de um sonho do povo do interior”. O parlamentar explicou que o processo de interiorização da alta complexidade vai começar pelo município de Parintins e que junto com os leitos de UTIs chegarão também as máquinas para o tratamento de hemodiálise.  “Isso é uma excelente notícia para os irmãos que sofrem na capital para realizar esse tratamento. Quantos estão sem condições financeiras de alugar um quarto ou até mesmo de comer todas as refeições do dia?”, questionou o deputado, acrescentando que essa notícia do secretário Marcellus representa um novo momento na Saúde do Estado do Amazonas.

Interiorização

Segundo o secretário Marcellus Campêlo a implantação da alta complexidade no interior será feita por meio do Programa Saúde Amazonas, iniciando pelos municípios polos e depois se estendendo aos demais municípios.

Artigo anteriorComplexo viário de Manaus ganha mudas de pau-brasil, árvore símbolo do país
Próximo artigoEm Manacapuru, 32 mil pessoas sofrem com o impacto da enchente