FOTO: Divulgação/Sema

Secretários e representantes de agências do Governo do Amazonas estiveram reunidos com diretores e assessores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na segunda-feira (02/05), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).As temáticas principais do encontro foram os mercados de bioeconomia e turismo no Amazonas.

“A ideia desse encontro é apresentar as matrizes econômicas da Amazônia. O Amazonas tem um potencial produtivo incrível, que pode estar associado à sustentabilidade e ao desenvolvimento de comunidades tradicionais”, afirmou Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente.

O superintendente de planejamento do BNDES, Pedro Moes Iooty de Paiva, reforçou a importância do diálogo entre as instituições. “Nós vimos que as iniciativas do Governo do Amazonas têm muita conexão com as atividades e as ações que o Banco está fazendo na região. A gente viu aqui que tem potencialidade de atuação em várias frentes”, disse.

Em novembro de 2021, o BNDES e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinaram acordo que destina R$ 170 milhões a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de empresas nacionais.

Serão contempladas soluções inovadoras na área de transformação digital, defesa, novos materiais, bem como quatro temas relacionados à sustentabilidade social e ambiental: bioeconomia florestal, biocombustíveis, economia circular e tecnologias estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acho que também foi muito positivo colocar a questão do acordo recente que o Banco fez com a Embrapii, que pretende desenvolver financiamentos para temáticas que são muito caras para a região, principalmente bioeconomia florestal e até, como foi mencionado aqui, economia circular”, disse o superintendente.

“O BNDES se coloca como um parceiro, sempre aberto para dialogar e tentar fazer o melhor para o desenvolvimento sustentável da região e do país”, acrescentou.

A reunião contou com a presença de secretários e representantes das secretarias de Estado de Educação e Desporto; de Produção Rural (Sepror), das Cidades e Territórios (SECT); e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); além da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Da equipe do BNDES estiveram também o assessor ESG da Presidência do BNDES, Leonardo Roberto Ceron; o chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Victor Pina Dias; e o encarregado geral do BNDES, Marcus Cardoso Santiago.

Agenda

A visita da equipe do BNDES ao Amazonas envolve ainda duas viagens aos municípios de Maués (a 276 quilômetro de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Em Maués, a Sema apresentará à equipe a região disponível para concessão florestal, na Floresta Estadual de Maués, bem como as matrizes de bioeconomia em desenvolvimento na região. Em Novo Airão, os representantes do banco devem dialogar com empresários do turismo local.

Artigo anteriorJovem se interessa por Clube de Desbravadores após assistir série cristã na internet
Próximo artigo“Guedes fomenta o mercado internacional ao invés do brasileiro”, critica vereador Elan Alencar