O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), adquiriu 40 perfuradores ósseos que vão permitir o aumento no quantitativo de cirurgias ortopédicas ofertadas pela rede de urgência e emergência do Estado. A previsão é que os equipamentos sejam distribuídos já no mês de outubro aos hospitais e prontos-socorros adultos e infantis da capital que realizam esse tipo de procedimento. A ação faz parte da reestruturação da saúde, atendendo a determinação do governador Wilson Lima.

O secretário executivo Adjunto de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Moab Amorim, explica que os perfuradores ósseos são utilizados na instalação das próteses e órteses das cirurgias ortopédicas.

“A secretaria sai do serviço de locação de quatro a cinco peças por unidade para ter 40 aparelhos desse só na rede de urgência e emergência, otimizando esse processo de cirurgia, aditivando em quase 300% o número procedimentos na urgência e emergência específicas de pronto-socorro”, explicou.

O secretário destaca que os atendimentos serão mais ágeis, e o tempo de espera para a realização da cirurgia se tornará reduzido. “Vamos ter como executar muito mais procedimentos e operar muito mais pacientes no decorrer de uma semana, sem ficar preocupados com a nossa porta de entrada, levando em consideração que a gente tem um índice gigantesco de fraturas de acidentes de trânsito com lesão grave óssea”.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), segundo Moab Amorim, segue sendo a unidade referência para a realização dos procedimentos de ortopedia especializados, para o tratamento de fraturas de quadril e joelho e colocação de próteses para esse tipo de lesão.

Outros equipamentos – A Secretaria de Estado de Saúde também vai iniciar, nas próximas semanas, a distribuição de 12 novos aparelhos de anestesia para a rede estadual de saúde e que vão substituir equipamentos alugados, auxiliando na abertura de salas de cirurgias.

A distribuição dos equipamentos se dará da seguinte forma: o Hospital Francisca Mendes receberá dois; e as maternidades Ana Braga, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Nazira Daou, o Instituto da Mulher Dona Lindu, os hospitais e prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, além da FHAJ, receberão um aparelho cada.

Artigo anteriorBatalhão de Policiamento Ambiental detém duas pessoas por crime ambiental no Centro
Próximo artigoEm evento internacional, secretário de Educação do AM discute desafios da volta às aulas presenciais