O ministro da Educação, Abraham Weintraub, terá de na tarde desta quarta-feira (15) falar no plenário da Câmara dos Deputados sobre os cortes orçamentários no ensino superior. O pedido foi feito pelo deputado Orlando Silva (PC do B-SP). Foram 307 a favor da convocação e 82 contrários.

Weintraub é o primeiro ministro do governo Bolsonaro a ser convocado a falar em plenário. Apenas o PSL e o Novo orientaram voto contrário ao requerimento, a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (14), a convocação do ministro da Educação.

A votação deste requerimento ficou acertada mais cedo, na reunião de líderes da Casa, após a derrubada de duas Medidas Provisórias (MPs) que estavam agendadas para votação nesta terça. Por falta de acordo dos governistas com a oposição e o chamado centrão, a votação de todas as MPs ficou para a semana que vem.

O governo tem preocupação especialmente com a MP 870, com a qual o presidente Jair Bolsonaro montou sua estrutura de governo. Se este texto não for votado na Câmara e no Senado até o dia 3 de junho, ele perderá a validade e o Planalto será forçado a redesenhar a estrutura do governo Temer, com 29 ministérios ao invés dos atuais 22.

Artigo anterior‘Requalifica’ avança pela zona Norte com recapeamento no Santa Etelvina
Próximo artigoOperação desmantela quadrilha de criminosos e apreende fichas de filiação do PROS, na casa de homem ligado a FDN