O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, e o diretor do KfW Banco de Desenvolvimento no Brasil, Martin Schröder,  inauguraram, na segunda-feira (13/08), o Centro Multifuncional “Casa do Produtor” no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus).

Essa é a segunda unidade entregue este ano no Amazonas e faz parte da parceria do Governo do Estado com a Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, administrada pela Gopa (Cooperação Técnica Internacional). O primeiro Centro Multifuncional foi entregue em Parintins (a 369 quilômetros da capital). Outras duas unidades estão sendo construídas em Apuí e Boca do Acre.

As unidades fazem parte do Projeto Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram) e, cada uma, teve o investimento de R$ 1,077 milhão. Em Humaitá, a “Casa do Produtor” vai funcionar como polo de atendimento para outros municípios daquela região da calha do rio Madeira.

Na inauguração também estavam presentes a diretora da Gopa, Barbara Dreis-Lampen e os peritos internacionais da Gopa, Karl Bernard Mitlewiski e Victor Paulo de Oliveira, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Adaf), Sérgio Muniz. 

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, o Centro Multifuncional vai centralizar os serviços de regularização de atividades produtivas e fundiárias, assistência técnica e agricultura indígena oferecidos pelos dois órgãos ambientais, Adaf, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF).

No local, a Secretaria de Meio Ambiente de Humaitá começa a receber autorização do Ipaam para as primeiras atividades de emissão de Licença de Operação (LO) para projetos de empreendimentos produtivos de baixo carbono naquele município. “Humaitá é um dos municípios do ‘Arco do Desmatamento’ no Sul do Amazonas. É uma cidade estratégica para o combate aos crimes ambientais, principalmente o desmatamento e as queimadas”, disse Marcelo Dutra.

Equipamentos ─  O moderno prédio tem 420 metros quadrados de área construída, conta com salas climatizadas, computadores, mesas, cadeiras e móveis de escritório. Além do complexo, serão entregues uma motocicleta, uma picape modelo L-200 Mitsubishi, equipamentos de GPS, máquina fotográfica e scanner para que os servidores possam oferecer os serviços ambientais com qualidade aos produtores rurais de Humaitá.

O diretor do KfW Banco de Desenvolvimento no Brasil, Martin Schröder disse, durante a inauguração, que os Centros Multifuncionais são as primeiras grandes conquistas dos municípios e, que a cooperação alemão, está muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Amazonas nos últimos 10 meses. “Estamos aqui para dizer que podem contar com a nossa ajuda e, da nossa parte, o que queremos é ver projetos como os Centros Multifuncionais servindo o Estado”, destacou.

Artigo anteriorFlamengo e Grêmio jogam por vaga na semi da Copa do Brasil
Próximo artigoDefensoria nomeia mais cinco servidores concursados para unidades da capital