O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus) assistiu, neste ano, mais de 250 produtores rurais com visitas de assistência técnica e extensão rural (Ater), demonstração de métodos (DM), cursos, palestras, reuniões, e emissão de documentos próprios da atividade agropecuária. Neste momento, a unidade local se concentra na elaboração de 25 projetos de crédito rural para pescadores e na preparação de um curso sobre mecanização agrícola para produtores assistidos.

De acordo com o gerente da unidade local do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima, o crédito rural para a pesca artesanal está sendo levado a sério. “Os pescadores estão tendo uma atenção especial para estes projetos por parte do Idam e do Governo do Estado”.

Segundo ele, o Idam tem trabalhado ativamente para auxiliar os pescadores, piscicultores e agricultores familiares do município, por meio de programas de apoio, subsídios e cursos de capacitação para piscicultura, avicultura e mecanização.

Os pescadores do município foram beneficiados por meio do Projeto Prioritário de Pesca Artesanal. Com objetivo de incentivar ainda mais pesca em Benjamin Constant, o Idam está elaborando um projeto de crédito rural no valor de R$ 375 mil para custeio e aviamento, destinado a 25 pescadores.

Os piscicultores também foram beneficiados em editais de doação e subsídios com 350 sacas de ração, três kits de análise de água e aeradores. Além disso, foi oferecido um curso de capacitação a 25 piscicultores, numa parceria do Idam com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Fundo Amazônia.

No setor agrícola, a Unidade Local dedicou seus esforços a ampliar o alcance do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Em um ano e seis meses conseguimos aumentar de seis para 39 o número de agricultores inseridos. Sendo que 11 indígenas estão sendo contemplados pela primeira vez”, finalizou Denis.

Artigo anteriorCabo Maciel defende apoio ao setor primário para desenvolver Itacoatiara
Próximo artigoBatalhão de Policiamento Ambiental apreende 600 quilos de peixe na rodovia AM-070