O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) se prepara para contemplar pescadores de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) com 18 propostas de investimentos na pesca artesanal, totalizando mais de R$ 250 mil. Os recursos serão disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e serão entregues na forma de máquinas e equipamentos, como canoas de alumínio e motores, além de capital de giro para o custeio de despesas na atividade pesqueira.

Os investimentos buscam estimular a pesca artesanal no município, que no ano passado teve uma produção de 93 toneladas de pescado. “O Idam tem sido um forte parceiro da colônia de pescadores em Ipixuna, trabalhando de forma integrada com o compromisso de fortalecer os beneficiários da colônia”, afirmou o gerente da unidade local do Idam, Valdécio da Silva Gomes.

“Estes recursos vão impulsionar a cadeia produtiva da pesca artesanal, dando melhores condições de trabalho aos pescadores e renda às suas famílias”, completou o gerente, informando que o projeto visa contemplar diretamente 26 pescadores ainda no mês de outubro.

A pesca artesanal é uma das principais fontes de renda e alimento em Ipixuna, que conta com mais de 700 pescadores. Sendo a pesca uma das atividades que mais geram emprego, renda e segurança alimentar às comunidades rurais do Estado, o Idam tem direcionado muitos de seus esforços a investir e fomentar a cadeia produtiva do setor pesqueiro. Estes investimentos se manifestam na forma de crédito, cursos de capacitação e fornecimento de equipamentos e maquinário.

Artigo anteriorQuino, cartunista argentino criador da Mafalda, morre aos 88 anos
Próximo artigoAté agosto, serviço emergencial 190 recebeu mais de 188 mil trotes e ligações ‘por engano’