Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Ipixuna (1.367 quilômetros de Manaus) se reuniram, na manhã da segunda-feira (20/09), com o prefeito do município, Rodrigo Saraiva, e o secretário municipal de Produção e Abastecimento, José Almeida, na unidade local do Instituto, para tratar sobre a feira livre que está sendo implantada na localidade.

A lei dispõe sobre a organização e o funcionamento dos mercados e feiras no município, fixando regras e medidas necessárias à fiscalização do comércio varejista. A lei passou a valer a partir da segunda-feira, e os agricultores que tiverem interesse de atuar com a feira livre devem procurar a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) para adquirir a autorização.

“A Feira Livre em Ipixuna será um importante evento que desponta aos nossos agricultores familiares como um caminho de geração de renda, trabalho e produção social. Para os consumidores, a feira livre vai ter um significado porque. além de representar uma opção de encontro de alimentos diferenciados e saudáveis, vai ofertar produtos oferecidos direto das mãos de quem produz”, comentou o secretário José Almeida.

Na ocasião, também foram entregues Cartões do Produtor Primário, um benefício do Governo do Amazonas destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural.

“No município, até o momento, já foram beneficiadas 48 famílias com o crédito rural, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com o Idam em parceria com a prefeitura. Neste ano, o valor injetado na economia do município já chegou a um total de R$ 1,2 milhões em crédito rural e crédito emergencial”, disse o gerente da unidade local do Idam em Ipixuna, Valdécio Gomes.

Cartão do Produtor Primário – O Cartão do Produtor Primário oferece diversas vantagens ao produtor, entre elas a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos, e a dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários, em outros estados.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus incentiva empreendedorismo em PcDs
Próximo artigoForça Tática da PMAM apreende pistola abandonada na Torquato Tapajós