“Senta! Deita! Rola!”, são os comandos básicos de quando nos referimos ao adestramento de cães, nem que seja de ‘brincadeirinha’. E para conhecer um pouco mais sobre adestramento de cães e gatos, convidamos o handler, groomer e adestrador, Sidirley Oliveira que atua há 27 anos em Manaus (AM).

Premiado como melhor adestrador amazonense em 2015 e melhor groomer brasileiro em 2018, Sidirley começou a ter amor por animais quando estava no Canil da Polícia do Exército (PE) e não parou mais.

Mas, “O que seria um groomer?” e “O que seria um handler?’

A palavra groomer é inglesa e significa “tosador”. Na prática, o profissional de groomer é responsável pelo cuidado e estética animal de forma mais sofisticada, o que pode incluir até a coloração dos pelos do animal, além dos cuidados básicos.  Um handler é o profissional que apresenta cães em exposições de beleza. Seu trabalho é tentar, ao máximo, esconder os defeitos e ressaltar as qualidades de cada cachorro a ser exibido.

Com cursos no Canadá e nos Estados Unidos, hoje Sidirley é instrutor de Groomer  no Amazon Pet School, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul, e realiza atendimentos domiciliares para adestramento.

Com o adestramento você educa o animal a obedecer os comandos do tutor, através de treinos consistentes e direcionados. O ideal é que o adestramento seja feito por um profissional qualificado para se obter melhores resultados e ter maior facilidade em realizar algumas tarefas do dia a dia, com seu animal de estimação.

[foogallery id=”308064″]

 

Ensinando inglês para a Zara, Rock Jr. e Bauni

Aqui na sede do Portal Fato Amazônico, temos três cachorros e indo além do cuidado básico, contamos com a ajuda do Sidirley para educar os cães da melhor maneira possível. Em uma breve conversa, tiramos algumas dúvidas e curiosidades, inclusive a de a língua usada para adestrar os cachorros é o inglês. Quer saber o motivo? Confere aqui no vídeo:

Artigo anteriorProjeto oferece oficinas gratuitas de teatro e performance
Próximo artigoLiceu Claudio Santoro realiza quinta edição do “Teatralidades”