O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está disponibilizando vitamina C para os internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no kmm 8, da BR-174 (Manaus-Boa Vista). A ação é mais uma medida de prevenção encontrada pela Governo do Estado, via Seap, e pela empresa cogestora Reviver Gestão Prisional contra o novo coronavírus (covid-19). Toda a população carcerária do Compaj recebeu o suprimento médico.

Os atendimentos começou na sexta-feira (20/03) e se estendeu até o sábado (21/03), quando todos os 1.106 internos da unidade foram contemplados. Doze profissionais da saúde estiveram à frente da ação, que consistiu na distribuição de ampolas de vitamina C injetável. Foram disponibilizadas mais de 200 pastilhas efervescentes para aqueles que optassem pela alternativa, o que não ocorreu.

Fundamental no combate a resfriados e infecções pulmonares, a vitamina C é uma forte aliada contra o coronavírus, daí a importância dessa ação emergencial voltada para os internos do Compaj. “O maior intuito da ação é buscar dar seguimento às diretrizes da Seap no que tange proteger a saúde dos encarcerados”, disse o diretor da unidade, Lucas Maceda. “Nesse sentido, a ação vai funcionar para tentar aumentar a imunidade dos privados de liberdade e deixá-los mais resistentes a possíveis contaminações e infecções por conta do vírus”, completa ele.

Foto: Divulgação/Seap

Maceda também cita outras medidas tomadas no Compaj para evitar a propagação da doença como o uso de máscaras em todos os 351 colaboradores que atuam na unidade e o isolamento dos internos que estão no grupo de risco. “Todos os funcionários participaram da vacinação “, garantiu ele.

Nos próximos dias,  a ação será realizada nas demais unidades prisionais da capital.

Sem registro – Vale ressaltar que, até o momento, não foi identificado nenhum preso infectado pelo coronavírus nas unidades prisionais do Amazonas, bem como não há registro de casos suspeitos.

Artigo anteriorCampanha de vacinação contra gripe começa hoje em todo o país
Próximo artigoEstudantes da rede estadual também podem assistir aulas por aplicativo de celular durante regime especial