O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), realizado na manhã desta terça-feira (24/09/2019). O tucano afirmou que a fala do mandatário brasileiro foi “inadequada e inoportuna”. As informações são de Metrópoles.

“[O discurso] não teve referências que pudessem trazer respeitabilidade e confiança no Brasil no plano ambiental, econômico ou político”, disse o governador paulista. Doria afirmou também que notou a “péssima repercussão” mundial da fala. Para ele, faltaram “bom senso e humildade” a Bolsonaro.

Em seu discurso, o mandatário brasileiro destacou uma espécie de “renascimento” do Brasil após o país ter quase se tornado, na sua avaliação, um país “socialista”. Ainda segundo Bolsonaro, “é falácia propor que a Amazônia seja internacional”.

Ao longo da fala, o presidente reiterou a disposição do governo de tocar reformas econômicas, elogiou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e defendeu a pluralidade religiosa. Veja aqui a íntegra do discurso de Bolsonaro na abertura da 74ª Assembleia Geral ONU.

Bolsonaro e Doria têm se afastado cada vez mais. Ambos são possíveis candidatos ao cargo de presidente da República em 2022.

Artigo anteriorPor unanimidade, STF invalida regra sobre autonomia de delegado da Polícia Civil do Amazonas
Próximo artigoCâmara concede medalha de Ouro Cidade de Manaus à presidente do TCE