O Boi da Baixa do São José amanheceu triste. Maria do Carmo Pereira Marinho, 69, a popular Lanchinha, faleceu em Manaus, no Hospital 28 de Agosto,neste sábado (15). Memória viva do Boi Garantido, Lanchinha era uma das comadres do bumbá encarnado.

Em nota, o Garantido mostrou a importância e todo respeito à comadre. “Um dos capítulos mais lindos e significativos da história do Boi Garantido. Maria do Carmo, a Lanchinha, fez a travessia. Educadora e torcedora apaixonada pelo Garantido integrou o lendário grupo “As Comadres”, que atuou no Garantido durante a década de 1980 até meados dos anos 1990”, explanou o texto.

A nota ressaltou ainda a importância das Comadres. “A turma das Comadres era uma reunião de abnegadas e fiéis torcedoras que cuidavam de itens, principalmente os femininos. Loucas pelo Garantido, não mediam esforços para ver o Boi do Povão bem na arena. A paixão desmedida fez com que até uma cortina de parede se transformasse em belo vestido de Sinhazinha”, relembrou.

O presidente do boi Garantido, Antonio Andrade, enfatizou que essa é apenas uma entre tantas histórias das comadres, que Lanchinha fazia parte, para levar o boi à arena.
“Sua partida deixa um espaço em silêncio na Baixa de São José. Porém, a lembrança de sua apaixonante figura ficará eternamente na galeria da memória de tudo de melhor que o Garantido já viveu em sua história. Obrigado, Maria do Carmo, nossa inesquecível Lanchinha”, concluiu.

Homenagem

Ele disse ainda que o bumbá prestará todas as homenagens que ela merece. Antecipou que o velório acontecerá no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), em Parintins. “Reverenciamos nossos nomes, nossas memórias. Lanchinha partiu fisicamente, mas ficará viva na historia do Garantido. Nada mais natural e justo que se despedir no solo sagrado, que tanto amou. Por isso, abrimos as portas para essa despedida”, disse.

Artigo anteriorBenjamin Constant divulga novo decreto de combate e enfrentamento à Covid-19
Próximo artigoMaiara aceita convite para ser atriz em filme de Matheus Ceará