A Fifa anunciou nesta sexta-feira os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2020. Mais uma vez, o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi estão entre candidatos. A novidade desta vez é a presença do polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. A cerimônia virtual de entrega da premiação será na próxima quinta-feira.

Os três finalistas ao prêmio de melhor do mundo saíram de uma relação inicial de 11 nomes, que havia sido divulgada pela Fifa em 25 de novembro. Assim, Lewandoski, Cristiano Ronaldo e Messi, os três mais votados, avançaram, com Thiago Alcântara (Bayern de Munique/Liverpool), De Bruyne (Manchester City), Mané (Liverpool), Mbappé (PSG), Neymar (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Salah (Liverpool) e Van Dijk (Liverpool) ficando fora da lista restrita.

A disputa pelo prêmio de melhor jogadora envolverá a inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, e a francesa Wendie Henard, do Lyon.

O período de avaliação para os concorrentes foi de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020. Já a votação foi encerrada na última quarta-feira e envolveu técnicos e capitães das seleções nacionais, um jornalista por país afiliado à Fifa e torcedores.

A Fifa também anunciou os concorrentes de outras premiações individuais. E há um brasileiro na disputa: Alisson. E o jogador do Liverpool concorrerá ao prêmio de melhor goleiro contra o alemão Neuer, do Bayern de Munique, e o eslovaco Oblak, do Atlético de Madrid.

No Prêmio Puskás, que teve seus finalistas selecionados pelos componentes do Fifa Legends e por votação popular, há um representante do futebol nacional: Arrascaeta, do Flamengo. Ele concorre com Luis Suárez, ex-Barcelona e hoje no Atlético de Madrid, e Heung-min Son, do Tottenham, por um gol em jogo com o Burnley.

A disputa de melhor goleira está entre a francesa Sarah Bouhaddi (Lyon), a chilena Christiane Endler (Paris Saint-Germain) e a americana Alyssa Naeher (Chicago Red Stars).

O prêmio de melhor técnico de uma equipe masculina ficará entre o argentino Marcelo Bielsa, do Leeds, e os alemães Hans-Dieter Flick, do Bayern de Munique, e Jürgen Klopp, do Liverpool.

Já a disputa de melhor treinador de uma equipe feminina envolve a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, o francês Jean-Luc Vasseur, do Lyon, e a holandesa Sarina Wiegman, que dirige a sua seleção nacional. (Estadão)

Artigo anteriorMissiologista alerta que um terço da humanidade não tem acesso ao Evangelho
Próximo artigoPolícia Militar detém homem por porte ilegal de arma de fogo no porto do São Raimundo