Diante do aumento da demanda de passageiros das linhas especiais registrada no último jogo da Copa do Mundo na cidade, a Prefeitura de Manaus vai acrescentar mais ônibus à frota dessas linhas para o jogo entre Estados Unidos e Portugal, neste domingo, 22. O reforço será maior nas rotas que saem do Largo Sebastião, Centro e da avenida André Araújo, Aleixo, que irão operar com o dobro da frota do último jogo, por terem sido as que tiveram maior procura.

De acordo com levantamento parcial feito pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), houve um aumento de 15% na quantidade de passageiros transportados nas linhas especiais, do primeiro para o segundo jogo na Arena da Amazônia. A média no intervalo de saída dos ônibus ficou em 15 minutos.

O diretor de Transportes Urbanos daSMTU, Waldir Frazão, atribui o aumento da demanda ao bom desempenho da operação das linhas ainda no primeiro jogo da Copa, entre Inglaterra e Itália, no dia 14 de junho, e ao remanejamento de um dos pontos de embarque. “Tivemos êxito na operação das linhas especiais no primeiro jogo e isso acabou atraindo mais torcedores para o segundo. Também, colocamos o ponto de embarque das linhas do Centro saindo no Largo São Sebastião, local de grande concentração de turistas. Com isso, mais uma vez deu certo. Vimos muita gente chegando de ônibus ao estádio”, afirmou.

As linhas começam a funcionar às 14h e fazem uma pausa às 18h. A partir das 19h30 os ônibus ficarão posicionados nos locais onde foi feito o desembarque, nas proximidades da Arena, para aguardar os torcedores que irão retornar aos pontos iniciais, após o jogo.

A tarifa é a mesma praticada nas demais linhas: R$ 2,75.

Mudanças no retorno

Haverá mudanças no embarque para o ponto inicial do itinerário, após o término da partida de domingo. Até o segundo jogo, o desembarque e o embarque próximo a Arena era feito em um mesmo local. Agora asrotas 01-Povos da Amazônia/ Distrito/Arena, 02–Sefaz/ Aleixo/ Arena e 03–Eduardo Ribeiro/Arena ao chegarem ao estádio irão desembarcar na avenida Constantino Nery, mas no retorno o embarque será feito no sentido bairro/ Centro, da Djalma Batista, a partir do semáforo localizado em frente ao Conjunto Eldorado. A mudança visa agilizar a saída dos ônibus na hora da dispersão dos torcedores.

Confira quais são as linhas especiais que irão funcionar no domingo:

Rota 01 – Povos da Amazônia/ Distrito/Arena

Embarque: Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa)

Desembarque: Av. Constantino Nery (oposto ao Edifício Empire Center)

Embarque retorno: Av. Djalma Batista (a partir do Conjunto Eldorado)

Rota 02 – Sefaz/ Aleixo/ Arena

Embarque: Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) – Av. André Araújo, Aleixo

Desembarque: Av. Constantino Nery (oposto ao Edifício Empire Center)

Embarque retorno: Av. Djalma Batista (a partir do Conjunto Eldorado)

Rota 03 – Eduardo Ribeiro/ Arena

Embarque: Largo São Sebastião – Av. Eduardo Ribeiro, Centro

Desembarque: Av. Constantino Nery (oposto ao Edifício Empire Center)

Embarque retorno: Av. Djalma Batista (a partir do Conjunto Eldorado)

Rota 04 – Ponta Negra/ Arena

Embarque: Calçadão do Complexo Turístico Ponta Negra (oposto ao Condomínio Residencial Aruba) com parada no aeroporto

Desembarque: Av. Djalma Batista (oposto a Universidade do Estado do Amazonas)

Embarque retorno: mesmo local do desembarque

Rota 7 – T3/ Cidade Nova/ Arena

Embarque: Terminal de Integração Cidade Nova(T3) – Av. Noel Nutels, Cidade Nova I

Desembarque: Av. Djalma Batista (oposto a Universidade do Estado do Amazonas-UEA)

Embarque retorno: mesmo local do desembarque

Rota 8 – T5/ V8/ Arena

Embarque: Terminal de Integração São José (T5) – Av. Autaz Mirim, São José

Desembarque: Av. Darcy Vargas (oposto ao Amazonas Shopping Center)

Embarque retorno: mesmo local do desembarque

Acessibilidade

Dez micro-ônibus adaptados estarão disponíveis para levar torcedores com mobilidade reduzida até a avenida Constantino Nery. Poderão utilizar o serviço: idosos, obesos e pessoas com deficiência, sendo permitido um acompanhante para cada pessoa. Os micro-ônibus terão dois pontos de embarque, um na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira e outro no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Mário Ypiranga. No jogo entre Camarões e Croácia 200 pessoas foram beneficiadas com o transporte especial.

Aeroporto

Quem estiver no aeroporto terá duas opções de linhas de ônibus para chegar a Arena. A linha especial 332 e a linha normal 306. Ambas passarão pela avenida Djalma Batista. A linha 306 seguirá ao Centro e a linha 332 retornará ao aeroporto a partir da Djalma Batista.

Táxi

Com a interdição das vias do entorno da Arena, foram determinados pontos de táxi em alguns pontos fora do perímetro de restrição. Os principais pontos estão nos seguintes locais:

Terminal Rodoviário Huascar Angelim – Av. Recife

Conjunto Eldorado;

Praça de Alimentação do Conjunto Dom Pedro;

Praça de Alimentação do Conjunto Kíssia.

Artigo anteriorVereador de Altamira que estava desaparecido é encontrado morto em uma praia
Próximo artigoPortugal entra na Arena da Amazônia hoje contra os Estados Unidos com a necessidade de vencer