Referência em gestão ambiental, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) tem buscado implantar práticas ambientais sustentáveis internamente. Nesta semana, a Cortes de Contas, por meio do Departamento de Auditoria Ambiental (Deamb), distribuiu cerca de 15 lixeiras sustentáveis feitas de paletes nas dependências do órgão.

Com o apoio da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, a iniciativa tem o objetivo conscientizar e sensibilizar os servidores do Tribunal à descartar de forma consciente os resíduos produzidos dentro da Corte de Contas, além de gerar economia na compra de lixeiras de outros materiais que não contribuam com o meio ambiente.

Segundo a gestora ambiental do Deamb, Lany Mayre Reis, a ideia de distribuição das lixeiras no Tribunal surgiu da adesão do TCE-AM à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) para reduzir os impactos ambientais.

“A implementação das lixeiras surgiu da ideia do Tribunal de Contas aderir à agenda A3P do Ministério do Meio Ambiente para realização das boas práticas ambientais no trabalho. A Agenda A3P tem cinco eixos e desses cinco, tem o de gerenciamento de resíduos que tem a proposta de separar o lixo de maneira sustentável”, afirmou a gestora ambiental Lany Mayre Reis.

As lixeiras sustentáveis foram usadas 2º Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas (Sigam) realizado nos últimos dias 17, 18 e 19 de outubro, onde foram utilizadas para separação dos lixos recicláveis e orgânicos nos dias do evento.

“O simpósio alcançou a meta de fazer um evento sustentável. No evento, conseguimos separar todos os resíduos, e dos resíduos orgânicos gerados, foi feito a compostagem e assim conseguimos alcançar o lixo zero dentro do evento”, disse Lany Mayre Reis, ressaltando, ainda, que todos os materiais do simpósio, como lonas e banners, foram aproveitados e doados para associações de confecções de materiais recicláveis.

Incentivo às práticas ambientais

Após a distribuição das lixeiras, que separam o lixo reciclável do não reciclável, a Secretaria Geral de Administração do TCE (coordenadora da ação) TCE-AM pretente realizar, nos próximos dias, oficinas com os servidores para incentivar o descarte de forma correta dos resíduos gerados dentro do Tribunal, contribuído com as práticas ambientais, conforme tem orientado a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

Artigo anteriorJustiça do Trabalho garante transferência de pesquisadora assediada por jovem infrator em Roraima
Próximo artigoPolicia Civil prende trio acusado de tráfico de drogas, em Manacapuru