Com serviços como emissão de carteiras de identidade, em primeira e segunda vias, e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu mais de 40 mil pessoas entre janeiro e setembro de 2019.

Neste quantitativo estão incluídas mais de 70 ações na capital e interior do Amazonas. Das 42.792 pessoas atendidas, mais de 10 mil solicitaram emissão da carteira de identidade pela primeira vez.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o balanço de ações foi positivo, uma vez que os serviços oferecidos pelo órgão são para consolidar a cidadania também para a população do interior, que tem dificuldade para se deslocar até a capital.

“Queremos diminuir as distâncias e levar para a população de todo o estado esses serviços. É o momento de fazer história no Amazonas e mostrar ao cidadão que o processo de tirar a documentação é algo acessível”, destacou. “Proporcionar esses serviços significa dar dignidade à população”.

Histórico – Desde o início do ano, o projeto passou por Manaus e por vários municípios, como Autazes, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Itacoatiara. Entre os serviços oferecidos nas ações, estão emissões de RG, CPF e certidão de nascimento, e, em ações pontuais, biometria.

Indígenas – O projeto também alcançou indígenas de diversas localidades como São Gabriel da Cachoeira, nas comunidades de Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.

Na última edição, realizada em agosto em São Gabriel da Cachoeira, mais de 6 mil indígenas receberam documentos básicos. Atualmente, São Gabriel da Cachoeira é o município do Amazonas com maior presença de etnias indígenas, que correspondem a 95% da população local.

Próximas ações – As próximas ações de cidadania estão previstas para o neste sábado (05/10), na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na rua Rio Arinos, no conjunto Viver Melhor 2 e na Comunidade Monte Sião, no Jorge Teixeira.

Artigo anteriorTRT11 recebe inscrições para XIV Semana Nacional da Conciliação
Próximo artigoEvento unirá a prática de atividade física a um passeio incrível pelo Rio Negro