No Agosto Dourado, mês que se incentiva o aleitamento, as maternidades estaduais estão reunindo pais, familiares e mães para falar sobre amamentação. Na segunda-feira (05/08), foi a vez da Maternidade Azilda Marreiro, no bairro da Cidade Nova, zona norte de Manaus, reunir cerca de 40 pessoas para o “Café com Prosa” sobre a importância da família no período da amamentação. 

Entre os temas levados aos acompanhantes pela equipe do Banco de Leite Humano e da Rede Cegonha, estão os direitos e benefícios da licença para pais e mães. 

Além de tirar as dúvidas em relação à gestação e a amamentação, os acompanhantes puderam partilhar experiências. Joana de Souza, mãe da paciente Elida do Araújo, relatou ter recebido um tratamento humanizado na Maternidade Azilda Marreiro. 

“Fui muito bem tratada. Aqui, quando a minha filha disse que ela estava com nove centímetros de dilatação, rapidinho chegou alguém com uma cadeira de rodas. Há sete anos, num hospital particular, ela (filha) teve um bebê e não teve ninguém para ajudá-la. E aqui foi tratada com todo o carinho na sala de parto, com um médico especial. Graças a Deus somos tratados iguais, com carinho e amor”, ressaltou ela. 

De acordo com a diretora da Azilda Marreiro, Juliana Evangelista, a equipe de gerência administrativa, de serviços especializados e um pediatra, continua a roda de conversas sobre o atendimento na maternidade e os benefícios da amamentação no período da tarde, até as 16h. 

O Agosto Dourado é o mês da amamentação e, durante este período, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) desenvolve uma série de ações como rodas de conversas, blitzes com panfletagem que serão feitas nas maternidades nos 23 postos de coleta de leite humano da capital e no interior e Caics.

Confira a programação

06/08 – 8h às 18h (Terça-feira) 

– Divulgação e sensibilização do Aleitamento Materno com folders, faixas, cartazes, boneco e mama cobaia

– Captação de doadoras e frascos de vidro com tampas plásticas rosqueáveis

– Intensificação e sensibilização às mães dos Alojamentos Conjuntos (Alcons) com a equipe do Banco de Leite Humano

– Palestra e distribuição de panfletos nas recepções das unidades

– Roda de conversa sobre a SMAM

– Oficina com as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Local: Caic’s, Maternidades, Bancos de Leite Humano

07/08 – 8h às 12h (Quarta-feira) 

– Curso de “Sensibilização em Aleitamento Materno” para os profissionais de saúde e usuários

– Roda de conversa com as doadoras do Banco de Leite Humano do Amazonas

Local: Caics, Maternidades e Bancos de Leite Humano

28/08 – 18h às 20 (Quarta-feira) 

Caminhada de sensibilização

Local: Praia da Ponta Negra

Artigo anteriorRuas do município de Amaturá recebem obras de recuperação da Seinfra
Próximo artigoTrump congela todos os bens do governo Maduro em território americano